Vida Urbana

Saiba como ajudar a ONG responsável por cuidar das Búfalas de Brotas

Conscientização e luta pelos direitos dos animais definem o propósito da ONG Amor e Respeito Animal (ARA). Fundada em 2011, a instituição fica localizada no município de Dois Córregos, interior do Estado de São Paulo, e abriga animais de grande porte e silvestres. O trabalho realizado pela ONG ARA ficou conhecido nacionalmente depois da sua ação de resgate no mês de novembro, quando a Polícia Ambiental de Brotas, município paulista, recebeu uma denúncia e confirmou que 667 vacas, sendo 335 adultas e 332 filhotes, da espécie bubalus (búfalo-asiático) e cavalos estavam abandonados, sem alimento e água, além de 22 ossadas de búfalos encontradas na fazenda Água Sumida. 

O presidente da ONG ARA, Alex Parente, descreve o início da atuação da organização no atendimento às Búfalas de Brotas. “No momento, a ONG ARA está no resgate das Búfalas de Brotas. Nós fizemos o depósito judicial desses animais, esse está sendo considerado um dos maiores resgates de animais do mundo. Então, conseguimos graças à união de todos, muitas outras ONGs ajudando, os voluntários. Nós estamos conseguindo recuperar em torno de mil búfalas, que foram abandonadas para morrer e muitas morreram de fome e sede. Agora, estamos atuando nesse caso", disse.

Alex Parente explica que os cuidados da instituição no caso das búfalas teve início com a libertação dos animais, depois com a alimentação dos animais, já que foram encontrados sem alimento, além da assistência veterinária. “Nós temos um Hospital de Campanha montado na fazenda, dando toda assistência veterinária necessária e uma alimentação adequada seguindo toda orientação dos médicos veterinários responsáveis.”



No dia 11 de novembro do ano passado, o dono da fazenda, Luiz Augusto Pinheiro de Souza, foi preso pela Polícia Civil de Brotas, em decorrência do abandono dos animais, sendo solto depois de pagar R$ 10 mil em fiança. Em 21 de dezembro, o segurança da propriedade, Rinaldo Ferrarezi, foi detido. O fazendeiro Luiz Augusto também teve mandado decretado e, como não foi localizado, é tido como foragido.  


Ainda sobre a relevância das doações, o presidente da ONG ARA afirma que qualquer ajuda faz a diferença. “Toda ajuda é muito bem-vinda. Nós gastamos cerca de R$ 4 mil por dia apenas em alimentação e temos oferecido diariamente 10 toneladas de alimentos. Então, toda ajuda é muito bem-vinda e pode ser feita pela Caixa Econômica Federal, banco 104, agência: 4205, conta corrente: 839-7, ou via Pix pela chave CNPJ: 14.732.153/0001-38". 

Quem tiver interesse em fazer parte do voluntariado da ONG ARA pode entrar em contato pelo e-mail: faleconosco@bufalasdebrotas.org.br. Os requisitos solicitados para exercer a função são apenas possuir a vacinação completa contra Covid-19 e não apresentar nenhum sintoma de gripe. Qualquer pessoa, de qualquer formação, pode ser voluntária a partir de 6 horas por dia, durante o tempo que quiser. A ONG oferece alimentação no local e, para quem não seja do Estado de São Paulo, oferece assistência necessária ao voluntário para ficar no acampamento.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...