Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CAPITAL

Recife disponibiliza 21 pontos para realizar exames no mamógrafo móvel

Publicado em: 03/01/2022 11:27

 ( Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)
Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife
Mais 1.680 vagas para realização de exames gratuitos de mamografia ao longo de todo o mês de janeiro estarão disponíveis no Recife. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o caminhão do mamógrafo móvel vai circular em 21 pontos da capital pernambucana para realizar os exames em mulheres com idades entre 50 e 69 anos, que precisam agendar a mamografia previamente nos locais onde o caminhão irá circular. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura do Recife.

Diariamente, serão oferecidas 80 vagas (40 em cada turno) em cada local onde o mamógrafo móvel estará estacionado. Além de realizar o agendamento prévio, no dia do exame é necessário levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Nos locais do exame, é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento físico deve ser respeitado. Quem está fora da faixa etária dos 50 aos 69 anos e precisa fazer a mamografia deve procurar a unidade de saúde de referência para pegar um encaminhamento. O resultado dos exames sai em até 30 dias na unidade onde o caminhão ficou estacionado ou na unidade mais próxima do local da ação.

A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. De janeiro a novembro deste ano, o mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde do Recife já realizou 12.383 exames. Conforme preconizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), é recomendado que mulheres de 50 a 69 façam o procedimento de rastreamento a cada dois anos.

COMO IDENTIFICAR
As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, adotar hábitos saudáveis, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
OMS: é possível encerrar fase aguda da pandemia este ano
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras (PT), Frederico Menezes e Marlon Malassa
Zuri: 11 anos, multiinstrumentista, compositor e prodígio da música faz campanha para comprar violão
Bolsonaro cancela visita à Guiana devido à morte de sua mãe
Grupo Diario de Pernambuco