Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

RMR

Prefeitura de Paulista condena ação da CPRH no município

Publicado em: 07/01/2022 10:04

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Por meio de nota emitida na tarde desta quinta-feira(7), a Prefeitura da Cidade do Paulista fez duras críticas à atuação de agentes da Agência Estadual de Meio Ambiente(CPRH), que no último dia 5 lavraram auto de infração ambiental contra a município referente a uma ação desenvolvida pela gestão como base na legalidade, em área degradada na comunidade do Chega Mais, no bairro do Engenho Maranguape. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, Cláudio Nunes, as atividades de supressão e terraplanagem em área de manguezal são decorrentes do termo de compromisso N° 001/2018 firmado entre a prefeitura e o Ministério Público Federal em março de 2018, na administração do então prefeito Júnior Matuto( PSB). "A iniciativa visa a recuperação ambiental da área que sofreu desmatamento da vegetação de mangue no Rio Timbó, no período compreendido entre 2013 e 2020, esclareceu o secretário. Para ele, trata-se de um grande equívoco dos funcionários da CPRH, quando alegam supressão da vegetação. "Até as chaves da retroescavadeira foram apreendidas por eles, que sequer mantiveram contato com as autoridades locais", denunciou. "O que acontece ali é uma ação coordenada entre secretarias municipais com o objetivo de promover a recuperação da vegetação nativa", afirmou a procuradora-geral Flávia Novelino. Através de ofício encaminhado à Agência Ambiental, ela cobra a invalidação do ato de infração e o desembargo da obra, assim como a devolução das chaves da máquina da prefeitura. 

O prefeito Yves Ribeiro(MDB) e o secretário de Projetos Especiais, Jorge Carreiro, reúnem-se hoje, às  17h, com o presidente interino do órgão, Eduardo Elvino, para tratar do assunto.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Augusto Coutinho (Solidariedade) e o psicólogo Carol Costa Júnior
Morre Olavo de Carvalho, considerado guru do bolsonarismo
Manhã na Clube: entrevistas com André de Paula (PSD), Eduardo Cavalcanti e Epitacio Rolim
OMS: é possível encerrar fase aguda da pandemia este ano
Grupo Diario de Pernambuco