Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

GRIPE

Ipojuca alcança 89% do grupo prioritário com a vacina contra a gripe

Publicado em: 06/01/2022 12:48

Ipojuca alcança 89% do grupo prioritário com a vacina contra a gripe. (Marly Ribeiro/SECOM)
Ipojuca alcança 89% do grupo prioritário com a vacina contra a gripe. (Marly Ribeiro/SECOM)
A cidade de Ipojuca, no Litoral Sul, anunciou nesta quinta-feira (6), que 89,6% do grupo prioritário contra a gripe (H3N2) recebeu a dose da vacinação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é preciso a continuidade dos hábitos de higiene, como o uso de máscara, lavar as mãos e manter o distanciamento social. A secretaria ressaltou que se o cidadão tiver sintomas leves, a recomendação é fazer isolamento por sete dias para evitar contaminar outras pessoas, procurar ter uma alimentação leve e saudável, ingestão de líquidos como água e sucos e uso de medicação que seja prescrita pelo médico.

“Muito antes do surto de gripal e de H3N2  nós já estávamos realizando mutirão de vacinação contra a gripe junto da campanha de imunização contra a Covid. Por isso avançamos tanto”, contou a secretária Manúcia Medeiros.

Segundo a secretária de Saúde a orientação é procurar o Posto de Saúde da Família (PSF) e policlínicas mais próximo da residência, que é a porta de entrada dos usuários aos serviços de saúde, e funcionam de segunda a sexta das 8h às 16h. “A ida até uma unidade de emergência como a UPA só deve acontecer em casos mais graves, pois o nosso objetivo é evitar aglomeração dessas unidades”, destacou.

Os principais sintomas da síndrome gripal são febre, dor de cabeça, coriza no nariz, tosse, dores no corpo, dor de garganta e calafrio. O último boletim (04/01) registrou 84 casos de H3N2.

Testagem Covid-19
- De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade continua com a realização de exames para verificar se o paciente está com a Covid-19, que possui sintomas. Na cidade, em casos descartados, a pessoa já é identificada como síndrome gripal.  

Confira os locais com testagem para a Covid-19: 
- Unidade móvel ao lado da Upa de Porto de domingo a domingo das 7h às 14h
- Policlínica Porto de Galinhas de segunda à sexta das 12h às 14h
- No CTA (mesma rua da Sec. de Assistência Social) de segunda à sábado das 8h às 14h
- Na Policlínica de Camela de segunda à sexta das 8h às 10h
- Na UPA de Serrambi de segunda à sexta das 9h às 11h 
- Na Policlínica Maria das Graças, em Nossa Senhora do Ó, nas segundas, quartas e sextas das 11h às 13h e nas terças e quintas-feiras das 12h às 14h
TAGS: gripe | a | contra | vacina | a | com | prioritário | grupo | do | 89% | alcança | ipojuca |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Ômicron começa a recuar nos Estados Unidos
Manhã na Clube: entrevista com Paulo Pimentel, advogado tributarista e professor da ITS EDU
Segundo a ONU, 2021 foi um dos sete anos mais quentes da História
Manhã na Clube: entrevistas com Leonardo Péricles e Dr. Heitor Albanez
Grupo Diario de Pernambuco