As etapas integram as ações da Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e a Diretoria de Operações do Detran-PE e vai comtemplar as cidades de Caruaru, Vitória de Santo Antão, Surubim, Limoeiro, Carpina, Goiana, Santa Cruz do Capibaribe, Belo Jardim, Pesqueira, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri, Petrolina e Araripina. Nas atividades estão incluídas dinâmicas de grupo, estudos de casos, exposições orais e dialogadas, além de demonstrações como o uso de veículos, cones, barreiras e delimitadores de garagens e baliza.
De acordo com o planejamento da Gerência de Produção Pedagógica e da Gerência de Habilitação, a programação se prolonga por todo o ano, atendendo Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de 20 municípios estaduais. No Recife, serão voltadas apenas para instrutores, uma vez que os examinadores da Capital já recebem as orientações sistemáticas por meio de reuniões periódicas. O programa é repassado por uma equipe de quatro profissionais, sendo um técnico da Educação de Trânsito e três da Gerência de Habilitação do Detran-PE em 4 horas/aula de aprendizagem.
No treinamento, as principais orientações são referentes aos procedimentos que devem ser adotados antes de iniciar o exame, como o acolhimento e a identificação do candidato por meio da biometria. Também é abordada a condução do veículo em vias sinalizadas, tempo regulamentar para estacionar na baliza e na garagem, e indicações de parada e saída em aclive. O treinamento também traz esclarecimentos sobre faltas gravíssimas, graves, médias e leves. Em fevereiro a programação atende Caruaru, nos dias 11 e 12, e o Recife, dia 26.