Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

PANDEMIA

Chega a Pernambuco primeiro lote com 55 mil vacinas infantis contra a Covid-19

Publicado em: 14/01/2022 11:41 | Atualizado em: 14/01/2022 13:09

 (Vacinas estão sendo distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados. Foto: Lucas Rezende/SES-PE
)
Vacinas estão sendo distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados. Foto: Lucas Rezende/SES-PE
Chegou a Pernambuco, na manhã desta sexta-feira, o primeiro lote de vacinas infantis contra a Covid-19. O voo LA3394 da Latam aterrissou com a carga de 55 mil doses do imunizantes às 10h40, no Aeroporto Internacional dos Guararapes. A informação foi confirmada ao Diario pela companhia aérea.

A prievisão inicial, de chegada à 1h15 da manhã, teve que ser revista por questões operacionais. As vacinas serão recebidas pela Secretaria Estadual de Saúde, que vai encaminhá-las às Gerências Regionais para que os municípios iniciem a aplicação.

Crianças de 5 a 11 anos com doença neurológica crônica e distúrbios do desenvolvimento neurológico (priorizando síndrome de Down e autismo) e indígenas deverão ter seus esquemas vacinais iniciados nesta primeira etapa. Segundo a SES-PE, a definição de grupos prioritários se deu devido aos fatores que influenciam no contágio e evolução para forma grave da doença. A comprovação se dará aos moldes da vacinação dos adultos, ou seja, com apresentação de laudo médico contendo o CID indicativo da doença.

De acordo com os dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), na análise de março de 2020 a novembro de 2021, 17,3% das crianças de 5 a 11 que morreram pela Covid-19 eram portadoras da síndrome neurológica crônica (demência vascular, acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório), sendo a comorbidade mais presente entre os óbitos confirmados pela doença nesta faixa etária.

A SES-PE informou que, por meio do Programa Estadual de Imunização, já tem organizado o processo de logística para distribuir, rapidamente, o imunizante aos municípios, que ficarão responsáveis pela aplicação no público infantil.
 
 
Mais informações em instantes 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Morre Olavo de Carvalho, considerado guru do bolsonarismo
Manhã na Clube: entrevistas com André de Paula (PSD), Eduardo Cavalcanti e Epitacio Rolim
OMS: é possível encerrar fase aguda da pandemia este ano
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras (PT), Frederico Menezes e Marlon Malassa
Grupo Diario de Pernambuco