Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

OPORTUNIDADE

Secretaria abre seleção pública para Programa Mãe Coruja Pernambucana

Publicado em: 27/12/2021 12:20

Contratação temporária é para 72 profissionais de nível superior na área de saúde.
 (Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)
Contratação temporária é para 72 profissionais de nível superior na área de saúde. (Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) abre, a partir desta terça-feira (28), o período de inscrição da seleção pública simplificada para a contratação temporária de 72 profissionais de nível superior na área da Saúde para atuar no Programa Mãe Coruja Pernambucana. As vagas são para assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional. O edital foi publicado no Diário Oficial da última quarta-feira (22).

“Precisamos de mais profissionais para dar conta dessas novas implantações e continuar garantindo assistência para os Cantos já implantados. Estamos avançando nos municípios com os piores indicadores de saúde e sociais, utilizando como referência a taxa de mortalidade infantil, a razão de mortalidade materna e o percentual da população vivendo em extrema pobreza”, destaca a diretora do Mãe Coruja, Ana Sofia Costa. 

Os profissionais selecionados irão atuar nos Cantos Mãe Coruja, que são espaços de acolhimento em que ocorrem o cadastramento e o acompanhamento das gestantes, durante o pré-natal, parto e puerpério; e das crianças, do nascimento até os cinco anos de idade. Os profissionais atuarão como gestores dessas unidades, articulando ações com secretarias municipais, sociedade civil e demais parceiros visando a realização de atividades e objetivos do programa.

As inscrições, que seguem até o dia 11/01/2022, devem ser realizadas no portal Seleciona SES (selecionases.saude.pe.gov.br). A divulgação do resultado final será em 04/02/2022. A seleção será feita em etapa única, de caráter classificatório e eliminatório, por meio da avaliação curricular. É requisito para inscrição diploma ou declaração de conclusão do curso superior, na área de saúde solicitada, emitida por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e carteira do Conselho Regional da respectiva categoria profissional e/ou declaração de inscrição.

As vagas serão distribuídas por Gerência Regional de Saúde (Geres), sendo 5 vagas para a I Geres (Recife); 10 vagas para II (Limoeiro); 16 vagas para III (Palmares); 11 vagas para IV (Caruaru); 6 vagas para V (Garanhuns); 7 vagas para VI (Arcoverde); 4 vagas para VII (Salgueiro); 1 vaga para VIII (Petrolina); 1 vaga para IX (Ouricuri); 8 vagas para X (Afogados da Ingazeira); 1 vaga para XI (Serra Talhada) e 2 vagas para XII (Goiana).  

Atualmente, o Programa Mãe Coruja Pernambucana está presente em 107 municípios pernambucanos, distribuídos por todas as 12 Geres, sendo 105 sob gestão estadual e dois municípios sob gestão municipal. A expansão de mais 45 Cantos Mãe Coruja foi autorizada recentemente pelo governador Paulo Câmara e deve ocorrer até o fim de 2022, quando totalizará 150 municípios atendidos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Objeto na Via Láctea como nada que os astrônomos já viram
Manhã na Clube: entrevistas com Dorgivânia Arraes (CRC-PE) e Fabi Soares, consultora de RH
Manhã na Clube: entrevistas com Augusto Coutinho (Solidariedade) e o psicólogo Carol Costa Júnior
Morre Olavo de Carvalho, considerado guru do bolsonarismo
Grupo Diario de Pernambuco