Diario de Pernambuco
Busca

ABASTECIMENTO

Fernando de Noronha terá redução do rodízio de água

Publicado em: 03/12/2021 09:12

 (Foto: Compesa/Divulgação)
Foto: Compesa/Divulgação
A partir desta sexta-feira (3), moradores dos bairros do Porto, Vila do Trinta e Vila dos Remédios, que correspondem a 60% da população da ilha de Fernando de Noronha, passam a receber água dia sim e dia não. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em fevereiro, esses bairros eram abastecidos um dia sim a cada nove dias sem água. 

A Companhia informou que o novo cronograma é provisório e que, quando concluídas as intervenções complementares e de expansão da rede de abastecimento, a região passará a ter acesso a água de qualidade nas torneiras todos os dias.

Ainda segundo a Compesa, a obra possibilitou o aumento da produção de água do arquipélago a partir da ampliação da estação de dessalinização, que ganhou dois novos módulos, garantindo o acréscimo de 45% da oferta de água. A obra teve um custo de R$ 22 milhões.

"A Ilha de Fernando de Noronha tem um histórico de adversidade climática, com registro de pouca chuva ao longo dos anos. Agora, com a obra de ampliação do equipamento, inaugurado em  outubro pelo governador Paulo Câmara, saímos de 66 metros cúbicos de água por hora para 95m3/h", informou  a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

Em relação a inauguração da ampliação do dessalinizador, a Companhia de Saneamento informou que 30% da ilha foi beneficiada com o fim do rodízio, atendendo os bairros Sueste, Basinha, Quixaba, Coreia, Boldró, Vila Três Paus, Vacaria e Conceição. Em seguida, após ações complementares e ajustes operacionais, a gestão informou que foi possível avançar com os ajustes para mais 10% da população, desta vez, atendendo o bairro de Floresta Velha, que atualmente recebe água todos os dias. 

"Agora, já são 40% da população sem intermitência na distribuição de água e continuaremos trabalhando para cumprir a meta estabelecida que é a eliminação do calendário de abastecimento", afirma Manuela.

A Compesa informou que está atuando na modernização da Estação Elevatória da Vacaria, além da construção de outra unidade na praia do Boldró, onde a Companhia capta água do mar para tratamento. Ainda estão previstas, segundo a empresa, a implantação de uma nova adutora para bombear água da Estação Elevatória do Pico e implantação de novos conjuntos de bombas, mais potentes, nas unidades operacionais.

"Também estamos modernizando toda a rede de distribuição de Fernando de Noronha, substituindo antigas e implantando novas tubulações, a exemplo de Floresta Velha e Vila do Trinta", finalizou a presidente Manuela Marinho.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL