Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

COVID-19

Secretário de Saúde informa sobre a pandemia e prega cautela em relação ao carnaval

Publicado em: 18/11/2021 14:14

 (Foto: Hélia Sheppa/SEI.)
Foto: Hélia Sheppa/SEI.

Na tarde desta quinta-feira (18/11), numa coletiva de imprensa transmitida ao vivo no canal oficial do governo do estado no YouTube, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo e o representante da Sociedade Brasileira de Imunizações, Eduardo Jorge da Fonseca trouxeram a público os novos dados da pandemia no estado. Em relação ao ano passado, Pernambuco registrou um número 87% menor nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e 52% menor na ocupação de leitos de UTI.

 

No entanto, segundo o secretário, apesar da diminuição progressiva nos casos, é fundamental a vacinação da população vulnerável até os primeiros meses de 2022, época de tradicional avanço de doenças respiratórias. “Temos observado o avanço da Covid-19 na Europa. Se quisermos evitar que isso se repita aqui, precisamos chegar ao nosso período sazonal, entre fevereiro e março, com ao menos 90% da população elegível vacinada com duas doses e com todos os grupos vulneráveis já com a dose de reforço”.

 

Em relação ao carnaval, Longo afirmou que ainda é cedo para tomar decisões. “Hoje não há segurança sanitária para grandes eventos que geram aglomeração. Esperamos avançar na vacinação para que sejam possíveis planejamentos que não tragam riscos à saúde da população”.

 

 

Sobre a festa do Morro da Conceição, o secretário espera contar com a cooperação dos fiéis. “A Igreja Católica tem sido muito importante no enfrentamento da Covid-19. Temos conversado com os organizadores e esperamos que os cuidados sanitários sejam respeitados”, disse.

 

Por fim, Longo destacou a importância da vacina, principalmente para aqueles que ainda não possuem ciclo vacinal completo. “Ainda temos 593 mil pernambucanos com a segunda dose atrasada. É fundamental o compromisso de toda a sociedade pernambucana para que se complete o ciclo vacinal no estado. As vacinas são as principais aliadas na proteção da vida de todos”.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Grupo Diario de Pernambuco