Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

ASSISTÊNCIA

Prefeitura do Recife leva ações de saúde a terreiros no Mês da Consciência Negra

Publicado em: 12/11/2021 10:28 | Atualizado em: 12/11/2021 11:02

 (Comunidade participa de atividades em terreiros de diferentes bairros. Foto: Secretaria de Saúde do Recife/Divulgação )
Comunidade participa de atividades em terreiros de diferentes bairros. Foto: Secretaria de Saúde do Recife/Divulgação
Até o fim de novembro, a Secretaria de Saúde do Recife realizará uma série de atividades para promover reflexões e incentivar ações voltadas aos cuidados com a saúde da população afrodescendente, como forma de marcar o Mês da Consciência Negra. Na programação estão incluídas rodas de conversa, serviços de saúde e orientação de educação em saúde. A lista completa está disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

Neste sábado (13), será realizado o Projeto Colorindo os Terreiros, que tem como objetivo a promoção da assistência em saúde na Atenção Básica e Média Complexidade, respeitando o saber das religiões de matrizes africanas e afro-indígenas no município do Recife. No turno da manhã, a partir das 9h, as equipes da Sesau estarão no terreiro Ilé Asé Osún Bakundé, em Três Carneiros Alto. Já no turno da tarde, a partir das 14h, os profissionais levarão as ações para o terreiro Ilê Axé Oyá Divina, em Brejo da Guabiraba.

A programação inclui roda de diálogo, com o tema “Populações LGBT e Negra e o Acesso à Saúde”; serviço de orientação de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis; testagem rápida para HIV e hepatite B, verificação de pressão arterial, auricoloterapia; vacinação de rotina; serviço de trancista e ação de saúde bucal.

“Essas atividades foram pensadas para contribuir com a construção de uma saúde cada dia mais integral e antirracista, que reconheça a história, cultura e identidade do seu território como determinante para a saúde da sua população. Então, abordaremos temas que são importantes tanto para os usuários do SUS no Recife quanto para os profissionais que trabalham no sistema, reforçando questões sobre o racismo institucional na saúde”, destaca a coordenadora da Política de Atenção à Saúde da População Negra do Recife, Rose Santos.

A programação da Prefeitura do Recife, através da parceria entre as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, conta também com uma celebração presencial em memória de Sony Santos. A cerimônia, que será realizada no dia 27 de novembro, às 15h, acontece em torno de um baobá localizado no Parque 13 de Maio, na Boa Vista. Sony é referência tanto em saúde da população negra, quanto em violência contra a mulher e IST/Aids. A pesquisadora foi coordenadora da Política da Saúde da População Negra do Recife e faleceu em 12 de março de 2016.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Grupo Diario de Pernambuco