Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

OLINDA

Paisagismo de Olinda conta com o trabalho de mulheres reeducandas

Publicado em: 17/11/2021 20:30

 (Foto: Surama Negromonte)
Foto: Surama Negromonte

Não só de serviços gerais, como varrição e capinação, vive a mão de obra de reeducandas em Olinda. Um grupo que cumpre os regimes aberto, livramento condicional e semiaberto foi designado para os serviços de paisagismo da cidade. O objetivo é dar oportunidade e espaço a esse público.  Elas são acompanhadas pelo Patronato Penitenciário, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), que mantêm convênio de empregabilidade com a Prefeitura.

De acordo com Josafá Reis, superintendente do Patronato Penitenciário, as mulheres se desdobram no trabalho, pois, além de todas dificuldades, há o preconceito contra o cumpridor de pena. “Apesar de tudo, a volta por cima e a esperança de mudar o destino é o que move essas mulheres", explica.

As reeducandas realizam serviços de plantio de várias espécies, em lugares como parques e praças. Na entrada da cidade, por exemplo, as ixoras vermelhas e amarelas foram plantadas por elas e ainda recebem manutenção. O colorido do local também tem a mão das meninas.

De acordo com a arquiteta que supervisiona os serviços, Mariana Almeida, “as reeducandas têm muito a contribuir, elas fazem um trabalho delicado e atento aos detalhes, cuidam de locais em desuso, que precisam de mudança”.  

 

W.M. está nos serviços desde o mês de março deste ano. “Gosto muito de plantar, é uma terapia para mim, assim como a pintura. Quando estou pintando, eu brinco, eu canto, distraio a mente”, diz a reeducanda, que cumpre o regime aberto e conclui a pena em 2024.

Pelo trabalho de paisagismo, em Olinda, elas recebem um salário mínimo (R$ 1.100,00), alimentação e transporte.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Variante ômicron representa risco elevado para o planeta
Grupo Diario de Pernambuco