Vida Urbana

Recife conclui nova área de trânsito calmo e requalificação de ciclofaixa em Santo Amaro

A Prefeitura do Recife concluiu, nesta quarta-feira (27), a implatação de uma nova área de trânsito calmo com uso de urbanismo tático na Rua Frei Cassimiro, próximo às ruas Treze de Maio e Marquês de Pombal, no bairro de Santo Amaro, Centro da capital. De acordo com a PCR, o novo desenho viário ordenará o trânsito no local e trará mais segurança para os pedestres na travessia, bem como vai impulsionar a redução de velocidade dos veículos no local.

Segundo a prefeitura, foram registrados sinistros de trânsito com vítimas nessa área, por isso, o projeto foi desenhado para induzir a redução de velocidade no local e ampliar a área de pedestres. 

Mais de 350 mil pessoas já foram beneficiadas com as intervenções realizadas, que já somam mais de 30 áreas. De acordo com as notificações da CTTU, ocorreu uma redução de 41% de sinistros com vítimas após as intervenções. Segundo a Autarquia, áreas como o Largo da Paz tiveram sete sinistros com vítimas entre janeiro e fevereiro de 2019 e, no período do ano seguinte, duas ocorrências. Na Avenida Cruz Cabugá, o número também caiu de 23 para 14 no mesmo período. Na Avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro sinistros com vítimas também neste período.


A PCR disse ainda que a CTTU também vai fazer uma expansão do equipamento para fazer as conexões entre a Ciclovia Via Norte e o Eixo Cicloviário Camilo Simões. A implantação será feita após o recapeamento da Emlurb na área. A nova rota terá 1 km de extensão e completará um total de 73 km interligados entre o Centro e a Zona Norte do Recife. Com isso, o Recife passa a ter 159 km de rota cicloviária no total. 

"Em 2019, a capital pernambucana foi eleita a quarta cidade com a rede cicloviária mais acessível do Brasil em um índice do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), que contabiliza a população que está até 300 metros próximo a uma estrutura cicloviária", concluiu em nota a PCR.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...