Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

PANDEMIA

Pernambuco autoriza dose de reforço contra Covid-19 para idosos de 60 anos e trabalhadores da saúde

Publicado em: 01/10/2021 11:20 | Atualizado em: 01/10/2021 19:03

 (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil )
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (1), o início da aplicação da dose de reforço para os profissionais da saúde e idosos. Em coletiva, o secretário de saúde, André Longo, informou que a primeira etapa da imunização será voltada para os profissionais que finalizaram o esquema vacinal até o dia 31 de março de 2021 e pessoas com idade a partir dos 60 anos que completaram o ciclo de imunização há, pelo menos, seis meses.

“Pactuamos hoje com os municípios o início da aplicação da terceira dose para os trabalhadores da saúde, além de ampliar a proteção dos idosos, incluindo todos a partir dos 60 anos, que tenham um intervalo [da segunda dose] de mais de seis meses. Para os trabalhadores da saúde, todos aqueles que completaram o esquema vacinal até o dia 31 de março”, informou o Secretário.

Ainda segundo o gestor da pasta, Pernambuco registrou uma redução de 5% no número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), passando para 280 casos, oito a menos do que na semana anterior.

“Após três semanas seguidas de oscilação para cima nas notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave, nós tivemos uma redução nesse indicador com uma redução de 5% em relação à semana epidemiológica anterior, a semana 37. Em relação à solicitação de vagas de UTI, detectamos estabilidade. São 280 casos na semana 38 que precisaram de suporte na Terapia Intensiva, oito a mais que a semana 37, mas com redução de casos em comparação aos 15 últimos dias. A redução dos indicadores, que está permitindo o avanço das atividades, é fruto da vacinação, que é peça chave para superarmos o vírus”, afirmou André Longo.

Também foi anunciado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), a abertura de um novo ponto de testagem gratuita (Testa PE) para a detecção da Covid-19 na área de desembarque do Aeroporto do Recife, na Zona Sul da capital, além de três novas vans itinerantes que também oferecem o serviço de testes gratuitos. 

O secretário também afirmou que o estado deve receber, entre sexta-feira (1) e sábado (2), mais de 318 mil novas doses das vacinas Pfizer e AstraZeneca contra a Covid-19. 
 
Nesta sexta-feira (1), foi iniciada a Campanha Nacional de Multivacinação, que tem o objetivo de imunizar crianças e adolescentes -com idade até 15 anos- contra diversas doenças. André Longo comunicou que, em Pernambuco, a meta de vacinação para as doenças não foi alcançada. Segundo o secretário, vacinas como a BCG e poliomielite -indicadas para crianças menores de um ano- registraram a marca de 71,35% (BCG) e 66,3% (poliomielite). 
 
“Nós não atingimos a meta para nenhuma das vacinas indicadas para o público infantil em 2021. Isso é muito sério e precisa de uma atenção especial dos responsáveis", finalizou Longo.  

  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Manhã na Clube: entrevistas com Sileno Guedes e com a nutricionista Joyce Alencastro
CPI da Pandemia chega ao final com homenagens às vítimas da Covid
Grupo Diario de Pernambuco