Diario de Pernambuco
Busca

VACINAS

Mais de 10 milhões de doses contra a Covid-19 são aplicadas em PE

Publicado em: 10/10/2021 18:50

 (Hélia Scheppa/Arquivo/SEI)
Hélia Scheppa/Arquivo/SEI
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou neste domingo (10), que foram aplicadas 10.596.836 doses de vacinas contra a Covid- 19 na população pernambucana, desde o início da campanha de imunização no Estado, que ocorreu no dia 18 de janeiro de 2021. Com relação às primeiras doses, foram 6.568.234 aplicações (cobertura de 85,39%). Em coletiva realizada na última quinta-feira (7), a SES-PE considerou que até novembro, 80% da população acima dos 12 anos de idade esteja vacinada.

Segundo a SES-PE, do total, 3.941.822 pernambucanos (51,24%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 3.768.749 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.073 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única. Em relação às doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 86.780 doses.

Doença
Os números da Secretaria deste domingo (10), registraram 179 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 22 (12%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 157 (88%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 624.197 casos confirmados da doença, sendo 54.187 graves e 570.010 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Além disso, o boletim da SES-PE indica um total de 561.977 pacientes recuperados da doença. Destes, 33.099 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 528.878 eram casos leves.

50% população imunizada
Na última quinta-feira (7), o secretário estadual de Saúde, André Longo, anunciou em coletiva que o Estado atingiu a marca de 50% da população imunizada com o ciclo vacinal concluído com duas doses. De acordo com a projeção do secretário, o número diz respeito a população acima dos 12 anos de idade, sendo 3,8 milhões de pessoas que tomaram as duas doses da vacina ou a vacina de dose única. No entanto, ainda faltam 3,8 milhões de pessoas tomarem a doses complementares. A perspectiva é que até novembro, 80% da população esteja vacinada. Durante o anuncio, o secretário também desencorajou o debate sobre suspensão do uso de máscara, neste momento, e pediu para que a população não acredite no negacionismo e nas fake news. Também foi discutido a dose reforço e a vacinação em crianças de 03 a 11 anos.

“Esse mês é decisivo porque até o final, já teremos oportunizado as duas doses da vacina para todos os adultos, acima dos 18 anos. É fundamental que todos acima dessa faixa etária, tomem a segunda dose. E teremos vacinas disponíveis para isso. No decorrer de dezembro, deveremos estar em condições de vacinar todos os jovens entre 12 a 17 anos com a segunda dose”, pontuou o secretário estadual de saúde, André Longo, na ocasião.

Doses de reforço
Diante do surgimento de uma terceira dose de vacina, o representante da Sociedade Brasileira de Imunizações, Eduardo Jorge da Fonseca, que participou da coletiva da última quina-feira (7), esclareceu que o reforço do imunizante é direcionado a grupos específicos da sociedade. “As indicações da dose de reforço é direcionada a todos os adultos acima de 60 anos, os pacientes imunocomprometidos e todos os profissionais de saúde, que estão mais expostos aos riscos. Esta é a indicação, tanto no Brasil quanto no restante do mundo sobre as doses de reforço”. O médico não descartou a ampliação do grupo, que deverá tomar as doses reforço, como a diminuição da faixa etária para 55 anos, diante do avanço das descobertas de novos casos de infecção da doença. “Esse é um caminho que ainda vai ser trilhado”.

O secretário André Longo explicou que a necessidade de doses de reforço também serão acompanhadas pela Programa de Imunização para populações, a depender do processo de operacionalização da vacinação e dos avanços acerca da efetividade da dose complementar.
TAGS: pe | em | aplicadas | são | covid-19 | a | contra | doses | de | milhões | 10 | de | mais |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL