Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

OUTUBRO ROSA

PCR realiza ações de prevenção e serviços para mulheres durante o mês de outubro

Publicado em: 30/09/2021 17:25

 (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)
Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife
Para chamar atenção para o movimento Outubro Rosa, a Prefeitura do Recife vai oferecer serviços, ações de prevenção e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama equipamentos de saúde municipais, a partir desta sexta-feira (1). Entre as ações, a Secretaria de Saúde da capital (Sesau) anunciou que vai ampliar o número de vagas no mamógrafo móvel durante todo o mês, além de realizar mutirões para colocação de DIU e realização de mamografia no Hospital da Mulher, no Curado, na Zona Oeste da cidade.

Para abrir a programação, a Sesau realizará uma ação de saúde no edifício-sede da Prefeitura do Recife, das 8h às 16h, para as servidoras e servidores e demais visitantes. Entre os serviços, haverá testagem rápida, e gratuita, de Covid-19, sífilis, HIV e hepatites B e C. 

De acordo com a prefeitura, o mamógrafo móvel ficará estacionado no local, para oferecer exames para as mulheres residentes na cidade com idade entre 50 e 69 anos. Para participar, é preciso levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Segundo a PCR, o resultado dos testes sai em até 20 minutos, já o do mamógrafo fica pronto em 20 dias, e as pacientes devem pegar o resultado no Centro de Saúde Cezar Montezuma, localizado no 1º andar da sede da prefeitura.

Outras atividades também acontecerão ao longo do mês nas unidades de saúde, nos ambulatórios, maternidades, polos da Academia da Cidade e no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha. No dia 16, a ação de saúde, com testagem rápida de Covid-19, HIV, sífilis e hepatites B e C, será realizada no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no Cordeiro, das 8h às 12h. As moradoras do bairro ainda assistirão a uma palestra sobre violência contra a mulher.

MUTIRÃO DE DIU E MAMOGRAFIA

No Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, haverá mutirão de inserção de DIU (dispositivo intrauterino) e de mamografia, sem necessidade de marcação prévia. Ao todo, serão oferecidos 360 exames de mamografia e 120 implantes de DIU - sendo que, destes, 60 serão por livre demanda e outros 60 de mulheres reguladas pelo município. Os exames começam a ser realizados na próxima segunda-feira (4), a partir das 8h. Para todos os serviços, a paciente precisa ter o cartão SUS do Recife. No caso da Mamografia, é preciso ter também entre 50 e 69 anos de idade, de acordo com o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Já para colocar o DIU não há limite de idade, porém, na ocasião, será feita previamente uma avaliação de uma profissional de enfermagem do hospital.

Além disso, o HMR fará ainda ações de valorização da autoestima feminina, como corte de cabelo e design de sobrancelhas (respeitando os protocolos de proteção contra a covid 19). Também serão entregues máscaras alusivas ao Outubro Rosa e distribuídos brindes e lanches. Tudo como forma de incentivo para a mulher buscar o serviço para realizar exames importantes para a saúde feminina. Nas salas de espera do Hospital, profissionais da unidade realizarão palestras educativas (Amamentação, Direitos da Mulher e Nutrição), como forma de divulgar entre as pacientes e acompanhantes o cronograma da Campanha do Outubro Rosa na unidade.

MAMÓGRAFO MÓVEL

A partir do dia 1° de outubro, o caminhão que leva o exame de mamografia para dentro das comunidades voltará a disponibilizar 80 vagas (40 em cada turno). Ao longo do mês, serão ofertadas 1.640 exames em 23 ações espalhadas pelos oito Distritos Sanitários da cidade. A programação está disponível no site da Prefeitura do Recife.

É necessário levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. A mamografia é o único exame que apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama. De janeiro a agosto deste ano, o mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde do Recife já realizou 5.700 exames. Conforme preconizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), é recomendado que mulheres de 50 a 69 façam uma mamografia de rastreamento a cada dois anos.

Diferente do objetivo do exame realizado no mamógrafo móvel, a mamografia para avaliar uma alteração suspeita na mama é chamada de mamografia diagnóstica e poderá ser feita em qualquer idade quando há indicação médica. Neste caso, as mulheres devem buscar atendimento na unidade de saúde de referência do bairro. 

As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, adotar hábitos saudáveis, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.














Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Manhã na Clube: entrevistas com Sileno Guedes e com a nutricionista Joyce Alencastro
CPI da Pandemia chega ao final com homenagens às vítimas da Covid
Manhã na Clube: ex-ministro Roberto Freire, dr. Cláudio Falcão e o advogado Pedro Avelino
Grupo Diario de Pernambuco