Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

TRANSPORTE

Paralisação da Linha Centro do Metrô, em Jaboatão, lota terminal de ônibus e causa transtornos

Publicado em: 30/09/2021 08:15 | Atualizado em: 30/09/2021 09:00

Segundo CBTU, ficaram sem funcionar as estações Jaboatão, Engenho Velho, Floriano e Cavaleiro. O Grande Recife colocou uma linha especial para minimizar transtornos.
 (Divulgação)
Segundo CBTU, ficaram sem funcionar as estações Jaboatão, Engenho Velho, Floriano e Cavaleiro. O Grande Recife colocou uma linha especial para minimizar transtornos. (Divulgação)
Um problema na rede aérea de fiação no ramal Jaboatão da Linha Centro do Metrô do Recife paralisou as operações do serviço na manhã desta quinta-feira (30), causando transtornos para a população. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), neste momento estão fechadas as estações Jaboatão, Engenho Velho, Floriano e Cavaleiro. Ainda não há previsão de retorno da operação. O Grande Recife Consórcio de Transporte, responsável pelos ônibus, informou que ativou um plano de contingência com o reforço das linhas 200 – Jaboatão/Parador e 220 - TI Jaboatão/TI Cavaleiro. Além da ativação da linha especial Jaboatão/Barro, ligando os dois terminais.

No Terminal Integrado de Ônibus de Jaboatão, que dá acesso à estação, no começo dessa manhã, centenas de pessoas se aglomeravam nas filas dos ônibus. "A linha do ônibus Parador está bem defasada. A fila está enorme desde que eu cheguei, nem cogitei ficar. Tem muita gente. Aqui não tem ninguém dando informação e há pouquíssimos ônibus, o Parador, que seria o principal, e o ônibus especial para o Barro, ainda não vi chegar aqui", relata a auxiliar-administrativa, Lívia Thaynah, 27 anos. A moça estava no TI desde às 6h50 da manhã, e por volta das 8h00 decidiu optar por transporte alternativo fora da rede para chegar ao trabalho, no Recife.

Segundo a CBTU, uma equipe da manutenção se encontra no local. A Companhia explicou que o problema aconteceu antes da abertura da operação comercial, por volta das 5h, próximo à estação Engenho Velho. A Linha Centro, que é dividida em dois ramais a partir da Estação Coqueiral, segue para Camaragibe funcionando normalmente, segundo a CBTU. Apenas estão suspensas temporariamente as viagens para Cavaleiro, Floriano, Engenho Velho e Jaboatão.

Com as estações fechadas, as paradas de ônibus de todo o trecho de Jaboatão Centro até Cavaleiro estavam lotadas. A paralisação parcial do sistema também teve efeito no aumento do trânsito local. Confira as imagens abaixo:
Transtornos causados nas ruas de Jaboatão com a paralisação parcial do Metrô na região. Na foto, o trecho próximo ao 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, no bairro de Socorro. (Reprodução/WhatsApp)
Transtornos causados nas ruas de Jaboatão com a paralisação parcial do Metrô na região. Na foto, o trecho próximo ao 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, no bairro de Socorro. (Reprodução/WhatsApp)


Transporte
Com as estações em manutenção, o Grande Recife informou que ativou um plano de contingência com o reforço das linhas 200 - Jaboatão e 220 - TI Jaboatão/TI Cavaleiro. E também a ativação da linha especial Jaboatão/Barro, ligando estes dois terminais. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Manhã na Clube: entrevistas com Sileno Guedes e com a nutricionista Joyce Alencastro
CPI da Pandemia chega ao final com homenagens às vítimas da Covid
Grupo Diario de Pernambuco