Vida Urbana

MS está há mais de 20 dias sem enviar diluentes da Pfizer para Pernambuco: 'problema recorrente', diz secretário

Em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (9), o secretário estadual de saúde, André Longo, disse que há mais de 20 dias Pernambuco não recebe o diluente utilizado para a aplicação da vacina da Pfizer. O repasse do produto, que é de uso obrigatório para a aplicação das doses, é de reponsabilidade do Ministério da Saúde (MS). 

De acordo com Longo, a baixa da pasta nacional com o estado é de 38 mil frascos do insumo, quantitativo que seria suficiente para a aplicação de 228 mil doses da vacina contra a Covid-19, segundo a SES-PE. 

“O envio do diluente é uma obrigação do Ministério da Saúde, mas este tem sido um problema recorrente, que já está afetando a vacinação em alguns estados. O Governo de Pernambuco tem feito um grande esforço para garantir este insumo, a partir de empréstimos com as redes públicas e privadas, evitando atraso na proteção da população, mas reforço que essa situação não deveria ocorrer e pode, em algum momento, comprometer o andamento da campanha de vacinação”, disse André Longo.  

Avaliação

Ainda durante a coletiva, Longo avaliou o comportamento da população no feriado de 7 de setembro, data que marca a Independência do Brasil. Segundo o secretário, foram observadas aglomerações e outras formas de desrespeito aos protocolos sanitários.

"A pandemia não acabou e atitudes como essas podem causar aumento na contaminação, nas hospitalizações e, consequentemente, nos óbitos suscintando a adoção de novas medidas restritivas. Por isso, se quisermos continuar avançando nas atividades, precisamos reforçar os cuidados", concluiu.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...