Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

DEVOLUÇÃO

Em mutirão nesta quarta-feira, SDS devolve 489 celulares roubados no Grande Recife

Publicado em: 01/09/2021 13:32

 (Foto: Paulo Paiva/ DP)
Foto: Paulo Paiva/ DP
A Secretaria de Defesa Social (SDS) realizou, na manhã desta quarta-feira (1°), o Mutirão Alerta Celular, com o objetivo de devolver 489 aparelhos que foram  roubados ou furtados na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, os aparelhos foram recuperados entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2021.

"Com o cadastramento [no programa] a recuperação dos celulares se torna mais fácil. O policial tem acesso direto à essa informação para poder identificar que aquele celular é um produto de furto. Uma vez fazendo essa recuperação, isso acaba diminuindo o comércio ilegal dos equipamentos e começa a enfraquece o ciclo de roubo,  de venda facilitada do celular e, em seguida, a certeza da impunidade da pessoa que compra o celular por um preço que não é compatível com o merado. Uma vez quebrado esse ciclo nós temos uma diminuição natural do processo", afirmou o secretário executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza.

Na sede operacional do órgão foram entregues 50 aparelhos e, os demais, foram devolvidos através das delegacias seccionais e circunscricionais do Recife e da Região Metropolitana.
Todas as pessoas que receberam os seus aparelhos haviam registrado o número do IMEI no programa Alerta Celular e no boletim de ocorrência sobre roubo ou furto sofrido.

"Meu filho perdeu o meu celular quando estava voltando de uma consulta médica. Ele colocou o celular no bolso e, no caminho para pegar o ônibus, sentiu falta do aparelho. Em seguida, ele retornou para a clinica, mas o aparelho não estava lá. Isso aconteceu em julho do ano passado, meu filho tinha 9 anos na época. Pouco mais de um ano depois a Polícia entrou em contato com a gente, nos convocando para vir aqui. Eu cadastrei o meu celular no mesmo dia em que meu filho perdeu e hoje recebi de volta", afirmou o operador Euclides de Melo. 

Como cadastrar seu aparelho?
Ao acessar o site da SDS (www.sds.pe.gov.br), é preciso clicar no banner da ferramenta Alerta Celular. No formulário, o usuário precisa informar o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel), que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui, com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). É possível obter o número consultando a nota fiscal ou a caixa do aparelho. Além disso, o número também pode ser encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela - uma série de 15 dígitos.
  
Queda nos crimes patrimoniais
Nos primeiros sete meses de 2017, ano de lançamento do programa Alerta Celular, a SDS registrou 61.162 roubos e furtos dos equipamentos. No mesmo período de 2018 foram contabilizados 49.376 ocorrências; já em 2019, foram 47.344 casos. No ano passado, o número caiu para 34.900. Neste ano, no período de janeiro a julho de 2021, as foram 22.290 registros de roubo de celulares.  
 

 

 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As mães em plena pandemia: casal paulista adota cinco irmãos de Serra Talhada
Bolsonaro aumenta IOF para custear novo Bolsa Família
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Grupo Diario de Pernambuco