Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SANEAMENTO

Zona Norte do Recife recebe investimento de R$ 12 milhões em construção de estação de esgoto

Publicado em: 30/08/2021 08:15

Equipamento beneficiará cerca de 90 mil moradores dos bairros de Dois Unidos, Beberibe, Porto da Madeira e Linha do Tiro. 
 (Diego Nigro/PCR)
Equipamento beneficiará cerca de 90 mil moradores dos bairros de Dois Unidos, Beberibe, Porto da Madeira e Linha do Tiro. (Diego Nigro/PCR)
Na Zona Norte do Recife, os bairros de Dois Unidos e Porto da Madeira, passarão por obras para a construção de duas estações elevatórias de esgoto. De acordo com a Prefeitura do Recife, o investimento será de R$ 12,2 milhões e as empresas interessadas devem entregar as propostas de preço no dia 27 de setembro, conforme divulgado no Diário Oficial do Município (DOM). Os serviços ficam sob a responsabilidade da Secretaria de Saneamento. A perspectiva é que a implantação beneficie cerca de 90 mil moradores dos bairros do entorno.

“Elas têm a função de bombear o esgoto de um ponto mais baixo para outro mais elevado. No caso da Bacia do Beberibe, a rede de esgotamento vai levar os dejetos até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Minerva, já existente”, explica a secretária de Saneamento do Recife, Érika Moura. Os equipamentos fazem parte da implantação do Saneamento Integrado na Bacia do Beberibe.

Ambos os equipamentos serão implantados na via marginal do Rio Beberibe. Uma estação ficará entre a Rua Dalva de Oliveira e a Avenida Cidade de Monteiro, no trecho já concluído da avenida. E a segunda será erguida na parte da via que está em obras, no terreno do antigo CT do Santa Cruz, desapropriado pela PCR.

“As obras estão mudando a cara dessa região. Já entregamos mais de 3 km de novas avenidas e estamos fazendo outros 1,3 km, com pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário e ciclovia”, afirma Érika.

As estações fazem parte de um sistema de esgotamento sanitário em implantação, dentro do programa PAC Beberibe, que beneficiará cerca de 90 mil moradores dos bairros de Dois Unidos, Beberibe, Porto da Madeira e Linha do Tiro.

Ponte
Outra intervenção para a região é a construção de uma ponte em concreto armado, com extensão de 30m e largura de 14m, tendo duas faixas de trânsito, ciclovia e passeios. Ela já está em fase de licitação e cruzará o Rio Morno na altura da confluência com o Rio Beberibe, permitindo a continuidade da via marginal.

Para as obras nas localidades, mais de 2,2 mil famílias que moravam em condições precárias na beira do rio foram removidas pela Prefeitura. Segundo a gestão, cerca de 1,5 mil foram relocadas para 16 conjuntos habitacionais e o restante recebeu indenização ou auxílio moradia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Na ONU, Bolsonaro diz ser contra passaporte sanitário
Manhã na Clube: Augusto Coutinho, Laurice Siqueira, Frederico Preuss Duarte e Kaio Maniçoba
Estudante abre fogo e mata pelo menos seis pessoas em universidade russa
Manhã na Clube: entrevista com Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão dos Guararapes
Grupo Diario de Pernambuco