Diario de Pernambuco
Busca

CICLOFAIXA

Rua do Futuro, na Zona Norte do Recife, recebe implantação de ciclofaixa

Publicado em: 18/08/2021 09:00

Serviço fará parte da Semana do Ciclista. Com isso, o Recife passará a ter 72,6 km interligados entre o Centro e a Zona Norte. ( Rodolfo Loepert/PCR)
Serviço fará parte da Semana do Ciclista. Com isso, o Recife passará a ter 72,6 km interligados entre o Centro e a Zona Norte. ( Rodolfo Loepert/PCR)
A Rua do Futuro, na Zona Norte do Recife, recebe serviços de implantação de uma ciclofaixa, iniciada ontem (17), anunciou a Prefeitura do Recife. O equipamento fará conexão entre as ciclofaixas Padre Roma, Rosarinho e Amélia e passa a fazer parte dos 72,6 km interligados entre o Centro e a Zona Norte. A ação faz parte da programação para comemorar o Dia do Ciclista, nesta quinta-feira (19). Além da nova conexão entre as rotas cicláveis, a gestão municipal realizará um evento para ciclistas entregadores no Compaz Miguel Arraes, que fica na avenida Caxangá, amanhã (18). No domingo (22), também haverá atividades gratuitas no Recife Antigo.

“Com essa nova ciclofaixa, a gente vai conseguir conectar 72 quilômetros da malha cicloviária, integrar toda a Zona Norte do Recife com a parte Central. Agora vai ser possível sair de bicicleta da Estrada do Arraial, Estrada do Encanamento, e conseguir chegar até o Centro do Recife”, explicou João Campos. “A gente tem o compromisso de fazer 100 quilômetros, pelo menos, de ciclofaixa nos próximos quatro anos e a gente já está começando. Já entregamos 10 quilômetros para a malha cicloviária e ainda vamos fazer muito mais”, garantiu o prefeito João Campos (PSB), em visita na no fim da noite deste primeiro dia de obras.

A intervenção faz parte do pacote de 10 km anunciados pelo Prefeito João Campos no mês de maio para entrega este ano. Desde então, foram entregues as ciclofaixas Santo Antônio (1 km), CDU (3 km), Beberibe (2 km) e Hipódromo (1 km). Até o final de setembro também será entregue a Ciclofaixa Lindolfo Collor (2 km), na Zona Oeste. Os novos equipamentos foram projetados em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, referência mundial no assunto.

Além da nova conexão entre as rotas cicláveis, a PCR realizará um evento para ciclistas entregadores no Compaz Miguel Arraes, que fica na avenida Caxangá, na quarta-feira (18). Na ocasião, a CTTU, em parceria com o Compaz Miguel Arraes, Ifood, Abraciclo e Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, fará uma programação com orientações de proteção para os ciclistas no trânsito, além da entrega de itens de segurança, como capacetes, sinalizadores e manuais de manutenção de bicicleta.

“Quanto mais avançamos com a evolução da malha cicloviária do Recife, mais podemos ver que esse investimento fomenta a mobilidade ativa e mostra quanto o Recife tem investido em segurança viária. Então queremos que a semana do Ciclista seja um momento para incentivar o uso da bicicleta e entregar equipamentos que garantam a segurança viária desse ciclista nas ruas”, destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, que explica, também, que a garantia da segurança viária para o ciclista pode ser para todo o trânsito.

“Com a implantação da Ciclofaixa na Rua do Futuro teremos mais um avanço na conexão entre rotas cicláveis. Com o crescimento de ciclistas no dia a dia no nosso trânsito pedimos aos condutores de veículos motorizados mais respeito e redução de velocidade para um trânsito mais seguro”, diz a gestora.

COMEMORAÇÕES
Neste domingo (22), em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista, oficialmente celebrado no dia 19 de agosto, a Prefeitura do Recife realizará uma programação especial para quem curte pedalar. Além da Ciclofaixa de Turismo e Lazer que estará normalmente montada na cidade, das 7h às 16h, haverá uma série de atividades gratuitas na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo.

A Secretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer, vai oferecer aulas gratuitas de spinning (exercício aeróbico na bike), das 9h às 11h e das 14h às 16h; Escolinha de Bike, que é um circuito de bicicleta para crianças, promovendo o cicloativismo infantil; além de espaço para aluguel de bicicletas. Para conscientizar sobre o respeito a quem anda de bicicleta, regras de segurança e convivência, a PCR vai ainda divulgar a Cartilha do Ciclista, que estará disponível por QR Codes anexados às sinalizações do percurso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer. A Trupe da CTTU também estará por lá colocando em pauta a consciência no trânsito com alegria e animação.

PASSEIOS
A Rua do Futuro também está tendo passeios requalificados, entre os bairros da Jaqueira e das Graças. A intervenção faz parte do projeto Calçada Legal e é executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), com um investimento na ordem de R$ 1,6 milhão. As calçadas da via estão ganhando novo piso em tijolo intertravado, pisos táteis, paisagismo e soluções de acessibilidade como rampas e passagens elevadas.
TAGS: ciclofaixa | de | implantação | recebe | recife, | do | norte | zona | na | futuro, | do | rua |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL