Vida Urbana

Startup cria jogo para combater a violência de gênero nas escolas

Um jogo de tabuleiro, criado com o objetivo de estimular o diálogo, a transformação da comunidade e o protagonismo dos jovens na construção da masculinidade saudável no ambiente escolar foi divulgado pela startup Impulsiona Jovem. O projeto deve ser lançado em 2022. Segundo os organizadores, a meta é implantar a ação nas unidades de ensino. 

Focado em estudantes do Ensino Médio, o jogo foi criado em uma participação de um grupo de jovens espalhados por seis estados do Brasil com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

“Ao aplicar o jogo nas escolas, queremos desenvolver protagonistas que tenham
consciência das suas realidades, construam suas masculinidades de forma saudável,
combatam as violências nos seus territórios e, principalmente, sejam sementes, difusoras
dessas ideias. Só assim conseguiremos construir uma sociedade com mais respeito e
dignidade”, afirmou Daniel Paixão, 20, diretor-executivo do Impulsiona.
 
Para jogar, será preciso estar disposto a percorrer um caminho de debates, reflexões e desconstruções sobre machismo, masculinidades, protagonismo, cidadania e participação coletiva.

Na largada, o participante deve escolher um personagem para começar a jornada com ajuda do dado. Os personagens possuem histórias baseadas em relatos verdadeiros sobre a
violência que foram submetidos alguns dos integrantes do Impulsiona Jovem. Durante o
percurso, será possível passear por quatro mundos de diferentes abordagens temáticas,
cada um deles com desafios e ações a serem cumpridos.

Os jogadores ainda terão acesso à plataforma digital do Impulsiona Jovem, onde encontrarão cursos de metodologias ágeis, design thinking, liderança, protagonismo juvenil,
além do espaço para discussões sobre o jogo

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
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