Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

EDUCAÇÃO

Ministro da Educação, Milton Ribeiro, visita escola em Fernando de Noronha

Publicado em: 17/07/2021 11:00

No encontro, o presidente da Fundaj, Antônio Campos, falou sobre as demandas educacionais do arquipélago (Foto: Divulgação)
No encontro, o presidente da Fundaj, Antônio Campos, falou sobre as demandas educacionais do arquipélago (Foto: Divulgação)
Acompanhado do presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Antônio Campos, o ministro da Educação, Milton Ribeiro,  cumpriu agenda nesta sexta-feira (16) na Ilha de Fernando de Noronha. O ministro visitou o Centro Integrado de Ensino Infantil Bem-Me-Quer e foi recebido pela superintendente de Educação da Administração de Fernando de Noronha, Rúbia Uchôa, a representante da unidade de ensino, Sandra do Monte e pelo presidente do Conselho Distrital de Noronha, Otávio Minervino.

A Bem-Me-Quer tem 217 alunos de quatro meses a seis anos. A escola, segundo o presidente do Conselho Distrital e os conselheiros Artur Cândido e Marilde Costa, precisa de reformas como a recuperação do telhado, uma nova cozinha e lavanderia, além da ampliação com a construção de novas salas de aula. O custo estimado é de R$ 5 milhões. O ministro solicitou aos conselheiros o envio do projeto ao Ministério da Educação. 

Na reunião, os membros do  Conselho solicitaram apoio na melhoria da internet da Ilha para a realização de Ensino a Distância e estudo de impacto ambiental para reduzir o custo com o tratamento do lixo. Atualmente, de acordo com os conselheiros, 70% do valor arrecadado com a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) usado para custear o envio dos resíduos para o continente. 

Milton Ribeiro solicitou que a Fundaj faça uma nota técnica sobre a situação do lixo, tendo o presidente da Instituição, Antônio Campos, garantido o  envio de servidores da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) para realizar o trabalho ainda neste mês. "A Fundaj faz parte do MEC e tem profissionais capacitados para tal. Há questões solicitadas que não são da Educação, mas que levarei aos ministros das respectivas pastas", ressaltou o ministro. 

Milton Ribeiro também participou da aula da Capacitação para Condutores de Visitantes da Ilha de Fernando de Noronha, realizada na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Arquipélago Fernando de Noronha, onde foi recebido pela gestora da unidade de ensino, Taynee Hadade, pelo coordenador-geral da Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundaj, Leonardo Cruz, e pela coordenadora pedagógica do curso, Andrea Berenguer.

O presidente da Fundaj adiantou que a Instituição quer ouvir todos os que estão participando destas primeiras turmas para que a capacitação se adeque ainda mais às necessidades dos condutores. "É uma primeira semente plantada aqui em Noronha. Por isso é  importante que vocês informem, no formulário de avaliação do curso, o que estão achando. Que apontem em que podemos melhorar", ressaltou. 

A formação faz parte do Plano de Retomada do Turismo, lançado pelo Governo Federal em novembro do ano passado. Durante a capacitação, os alunos aprendem sobre turismo, importância da gestão ambiental, da prevenção de riscos e sobre a responsabilidade civil e a legislação para a atividade, Primeiros Socorros, marketing e noções de inglês.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Manhã na Clube: entrevistas com coronel Luiz Meira (PTB), Regina Sales e Maria Dulce
Manhã na Clube: entrevistas com José Maria Eymael, Rodrigo Floro e Chico Kiko (PP)
Leão se afasta de parque onde vive solto e assusta moradores de cidade africana
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco