Diario de Pernambuco
Busca

SUAPE

Complexo de Suape filia-se ao Iclei, rede global de cidades e governos pelo desenvolvimento sustentável

Publicado em: 27/07/2021 20:54 | Atualizado em: 27/07/2021 21:10

 (Foto: Heloise Oliveira/Divulgação)
Foto: Heloise Oliveira/Divulgação
O compromisso com a sustentabilidade é um dos principais pilares do Complexo Industrial Portuário de Suape que, este mês, filiou-se ao Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), organização global que conta com 2.500 gestões públicas locais e regionais comprometidas com o desenvolvimento urbano sustentável do planeta. A iniciativa tem objetivo de inserir o complexo no movimento de internacionalização de cidades e regiões, participando, ativamente, de debates e ações para aplicar no território os conceitos e metodologias defendidos pelo movimento. 

Em Pernambuco, estão filiados o Governo do Estado e as Prefeituras do Recife, Caruaru, Serra Talhada e Brejo da Madre de Deus. São mais de 80 governos estaduais e municipais associados na América do Sul.  “Eu sempre destaco que pensar em desenvolvimento econômico sem compromisso ambiental é um erro que não dá mais para cometer. Suape já possui uma política de gerar riquezas dentro de um pensamento sustentável ativo e unificar esses conceitos é urgente. A partir de agora, Suape passa a se comprometer mundialmente com essa missão”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Iclei para a América Latina, Geraldo Julio.

Para o diretor-presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão, a filiação ao Iclei vem para reforçar o compromisso da estatal com desenvolvimento industrial aliado aos pactos mundiais de sustentabilidade. “Temos também como missão promover a conservação do patrimônio natural. No complexo, 59% do território de 13,5 mil hectares estão inseridos na Zona de Preservação Ecológica (ZPEC), pontua Roberto Gusmão.

Para o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da empresa, Carlos Cavalcanti, filiar-se ao Iclei é um grande passo que merece ser celebrado. “Teremos a organização de perto, realizando diagnósticos no território para identificar possíveis projetos voltados às ações climáticas e ambientais. É um processo participativo e estamos muito felizes com essa filiação a uma rede global de apoio e incentivo ao desenvolvimento sustentável”, comemora. 

O Complexo de Suape adota diversas iniciativas para promoção da sustentabilidade no território. A administração do porto aplica os conceitos do ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), que anda lado a lado com uma governança corporativa aliada às boas práticas ambientais, sociais e de governança. “Suape quer ser um porto ainda mais competitivo e com alta atratividade para os investidores locais, nacionais e internacionais em consonância com as novas práticas e tendências mundiais”, pontua Roberto Gusmão. 

Pacto Global
Em junho deste ano, Suape passou a integrar o grupo de representações públicas e privadas do mundo signatários do Pacto Global, rede criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a missão de fomentar iniciativas que promovam ações sociais, incentivando a sustentabilidade e promovendo a cidadania. No total, 161 países têm representações no pacto.

TAGS: suape | iclei |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL