O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, avalia que o Quebra-cabeça Ecológico vai auxiliar no processo de ensino e aprendizagem sobre questões ambientais. “A utilização de jogos didáticos voltados para a educação ambiental é uma importante ferramenta na mudança e construção de atitude da população, principalmente de crianças, em prol de uma conscientização e um posicionamento mais responsável com as causas ambientais”, comenta Ribeiro.
Além de montar imagens e trabalhar as capacidades de percepção e raciocínio, o usuário poderá também exercitar seus os conhecimentos, pois o site disponibiliza textos informativos sobre as respectivas espécies com dados como habitat, nomes científico e popular, seus principais hábitos, etc.
A equipe do Jardim Botânico do Recife foi responsável pelo conteúdo e toda a parte técnica ficou por conta do game designer da SMAS, Daniel Nipo. “A ideia é lançar a primeira versão do site com oito opções de jogos e com o passar do tempo, adicionar mais alternativas, se possível, com diferentes níveis de dificuldade, de forma que estimule cada vez mais o raciocínio dos participantes, atrelado ao cuidado com o meio ambiente”, comenta Daniel.
JOGOS
O site do Quebra-cabeça Ecológico faz parte de um acervo de jogos ambientais desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS). A proposta é ensinar a importância da preservação do meio ambiente e estimular a garotada à conscientização ambiental. Cuidados com a natureza, lixo urbano, biodiversidade e sustentabilidade dos mangues são algumas das temáticas abordadas nesses jogos. Os games estão disponíveis gratuitamente na plataforma Google Play através do livro digital Mangue e Tal PlayBook (10 jogos), nos tablets da rede municipal de ensino (14 jogos) ou através de link para download - https://bit.ly/2jiuQEW