Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

EDUCAÇÃO

Recife anuncia retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino

Publicado em: 10/06/2021 12:46

 (Paulo Melo/PCR)
Paulo Melo/PCR
O Recife anunciou, nesta quinta-feira (10), o plano de retomada das atividades nas escolas da rede municipal. Dividido em etapas, o retorno dos 92 mil estudantes às salas de aula das 321 unidades de ensino começa logo após o recesso escolar, no dia 22 de julho, com as turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental (anos finais). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, na sequência, no dia 27 de julho, a retomada contemplará as turmas do 6º e 7º ano (anos finais) e 4º e 5º ano (anos iniciais). No dia 03 de agosto o retorno acontece para os estudantes do 1º, 2º e 3º ano (anos iniciais) e para as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também no dia 03 de agosto ocorrerá a retomada das atividades presenciais para a etapa da Educação Infantil, envolvendo os estudantes de creche e pré-escola. A previsão que as escolas funcionem em sistema de rodízio para os estudantes.

“O retorno dos estudantes às salas de aula acontecerá em etapas, respeitando as normas do protocolo sanitário. A retomada das aulas presenciais tem o intuito de minimizar as perdas de aprendizagem dos estudantes decorrentes deste afastamento das salas de aula. É importante pontuarmos que continuaremos monitorando os dados da pandemia na nossa cidade e acompanhando de perto toda a nossa rede”, explicou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

O plano de retorno contempla também duas fases preparatórias. No dia 22 de junho retornam as equipes de gestão, coordenadores pedagógicos e colaboradores. Professores e demais profissionais de educação serão acolhidos para retomada das atividades presenciais a partir do dia 29 de junho. As fases preparatórias envolvem diversas ações, como a acolhida dos profissionais, orientações sobre o protocolo sanitário, preparação final do ambiente escolar e elaboração dos planos de aulas ajustados para este novo momento, em cada escola ou creche. Ainda nestas fases, as unidades de ensino consolidarão também todo o planejamento das atividades pedagógicas, envolvendo além dos planos de aula, o planejamento de atividades de reensino e reforço escolar. Também serão elaborados e os planos para avaliação diagnóstica e reorganização curricular.

De acordo com Secretaria Municipal de Educação, foi criado o Protocolo Sanitário para a Educação do Recife, em parceria com a Secretaria de Saúde, e com base no Protocolo Setorial da Educação, elaborado pelo Governo do Estado. O documento traz algumas adequações construídas pela gestão municipal. “Foram adquiridos itens como máscaras; face shields; termômetros; totens e dispensers de álcool em gel; tapetes sanitizantes, pulverizadores, dentre outros. Além disso, novas pias foram instaladas em todas as escolas e creches municipais para que a higienização das mãos seja realizada com maior frequência”.
 
ENSINO HÍBRIDO
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a redução do número de estudantes em sala de aula, para cumprimento das regras de distanciamento, é um dos principais pontos do protocolo sanitário. “As escolas irão funcionar em sistema de rodízio para os estudantes. Para isto, será necessário a oferta de ensino híbrido, combinando atividades presenciais e não presenciais”. De acordo com a secretaria, será lançada ainda este mês um novo programa com foco no ensino híbrido.

A secretaria explicou que a iniciativa consiste na criação de uma nova unidade educacional para aulas digitais, com a ampliação da transmissão de aulas pela TV e pela internet. “Novos equipamentos e ferramentas pedagógicas; e uma nova plataforma de internet. Esta última permitirá o acesso às aulas digitais; conteúdos; aplicativos e ferramentas de interação, beneficiando estudantes, professores e demais profissionais de educação”.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Tratamento com remédios anticovid da AstraZeneca não tem resultados positivos
Manhã na Clube: entrevistas com Murilo Hidalgo, Mariana Carvalho e  Elton Gomes
Time de engenheiros se une para montar respiradores 15 vezes mais baratos e salvar milhares de vidas
Manhã na Clube: entrevistas com Marília Arraes, Marcella Salazar e Aurimar Borges Jr
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco