Diario de Pernambuco
Busca

IMUNIZAÇÃO

Noronha inicia vacinação de adultos a partir dos 29 anos contra Covid-19

Publicado em: 12/06/2021 12:51 | Atualizado em: 12/06/2021 13:00

Objetivo é imunizar 100% de sua população a partir dos 18 anos até   dia 24 de junho (Hugo Dourado/SES-PE)
Objetivo é imunizar 100% de sua população a partir dos 18 anos até dia 24 de junho (Hugo Dourado/SES-PE)
Com o objetivo de imunizar 100% de sua população a partir dos 18 anos contra a Covid-19 até o próximo dia 24 de junho, o arquipélago de Fernando de Noronha começou a vacinar quem tem 29 anos ou mais neste sábado (12). O avanço está sendo possível com a chegada de mais 1 mil doses na ilha, disponibilizadas pelo Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), além do estoque que já estava disponível. 

A recepcionista Cynthia Medeiros, de 29 anos, foi uma das primeiras a receber a dose neste sábado (12). "Acabei de fazer 29 e acho que é uma conquista muito grande da gente. Acho que é  um marco histórico, principalmente por Noronha estar sendo o primeiro lugar que está avançando muito rápido nas vacinas. A partir de agora, vou ficar um pouco mais tranquila, mas os cuidados continuam os mesmos. Mas eu estou muito mais feliz e muito mais aliviada com isso", disse. 

O avanço foi possível a partir de pactuação do Estado com os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE), tendo em vista as peculiaridades do local, como a localização geográfica e a necessidade de deslocar para o Recife um posssível caso grave. Assim, Noronha será a primeira localidade pernambucana a vacinar todos aqueles elegíveis nesta campanha. 

"Acreditamos que nos próximos dias vamos imunizar toda a população da ilha elegível para a vacina, a partir dos 18 anos. Nosso objetivo é reduzir drasticamente os casos da Covid-19, principalmente os graves e deixando a ilha mais tranquila e evitando a necessidade de um possível atendimento no continente", pontuou a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo. 

"Reforçar a nossa população que compareça à quadra da escola para fazer sua vacina, mas continuar mantendo o distanciamento social, o uso de máscara e a higienização das mão", frisou o superintendente de Saúde da ilha, Fernando Magalhães. Ele ainda lembra da necessidade da segunda dose, dentro de três meses, para finalizar o esquema vacinal.
TAGS: noronha | covid-19 | vacina |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL