Vida Urbana

Barreira sanitária ajuda município de Jaqueira a controlar casos de Covid-19

Montada na entrada da cidade de Jaqueira, na Mata Sul de Pernambuco, uma barreira sanitária tem ajudado os moradores a atravessar a pandemia do novo coronavírus e manter o baixo número de óbitos no município - 19. A administração municipal instalou uma estrutura, com o reforço da equipe, toda semana um conjunto de serviços são oferecidos para frear os casos na cidade. No principal acesso, são doadas máscaras de proteção facial, medição de temperatura e higienização das mãos da população. Os veículos também são higienizados. O último boletim registrou 504 casos confirmados da doença.

"Cerca de 50 mil máscaras de proteção facial já foram distribuídas para nossa população", revela a secretária de Saúde, Thaís Pellegrino. Ainda segundo ela, na corrida contra o tempo, o município está levando a vacinação nas residências de quem não tem como ir até à Unidade Básica de Saúde.  

Ainda segundo Thais, também para facilitar os atendimentos, outra importante ação foi a montagem de uma estrutura física, no centro do município, próximo à Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida. "Na tenda, três testes estão sendo realizados para pessoas com síndrome gripal leve ou suspeita da Covid-19, (swab nasal) e (exame sorológico), além do (swab), que é laboratorial, do Lacen-PE", conclui a secretária.

A prefeita de Jaqueira, Ridete Pellegrino, alerta que, apesar do baixo número de mortes no município, ainda é preciso a conscientização das pessoas ao que se refere ao uso de máscaras e principalmente no distanciamento social, pois, os casos aumentam todos os dias. "Estamos nos aproximando da tradicional época junina, e nosso pedido é que as famílias fiquem em casa, reforça Ridete. Ainda segundo a gestora, as celebrações juninas estão garantidas, pois, uma programação virtual está sendo montada para toda a população.

MONITORAMENTO

A equipe da Saúde acompanha a progressão dos casos de coronavírus registrados na Zona Urbana e Rural do município de Jaqueira. Além de monitorar a quantidade de casos por rua, cada localidade tem o número atualizado em tempo real através do site oficial da prefeitura.

SUPORTES

- O Hospital Municipal de Jaqueira conta com uma ala específica para os casos de síndrome gripal. Com uma equipe multidisciplinar, a unidade conta com médicos, técnicos e enfermeiros. A estrutura da unidade municipal vem garantindo os atendimentos de pacientes de casos leves e até mesmo graves;

- Os serviços ainda são ampliados quanto aos medicamentos, pois o município vem garantindo para quem apresenta sintomas da doença, um conjunto de remédios;

- Mesmo com o envio do Governo do Estado de 13 cilindros de oxigênio para tratar pacientes com Covid-19, o município vem realizando a compra de novos insumos.

DADOS

- O município de Jaqueira tem 499 casos confirmados de Covid-19, desses, 466 foram recuperados. Pertencente a Mata Sul, Jaqueira se destaca na região pelo 5º lugar no baixo número de óbitos; a quantidade desde o começo da pandemia é de 19. O último registro de morte foi em 27 de maio. 

- Entre os grupos prioritários, o município registrou até esta segunda-feira, 1.900 aplicações da primeira dose. Enquanto a segunda, o registro atualizado é de 975 doses.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...