Diario de Pernambuco
Busca

CAMPANHA

Recife leva ações de prevenção das arboviroses para comunidade do Vietnã, nos Torrões

Publicado em: 07/05/2021 19:19

 (Foto: Inaldo Lins/ PCR)
Foto: Inaldo Lins/ PCR
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, neste sábado (8), mais uma ação da campanha “Bora se Cuidar”. Dessa vez, o foco será na prevenção de arboviroses (doenças transmitidas por mosquito), como dengue, chikungunya e dengue. O mutirão, que acontecerá das 8h às 13h, percorrerá a comunidade do Vietnã, no bairro dos Torrões, levando orientações à população sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de inspeção em domicílios e Pontos Estratégicos da região.

A ação deste sábado, que já vem sendo anunciada com motossom na comunidade desde o começo da semana, contará com a participação de 30 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces). As equipes da Vigilância Ambiental do Recife circularão em aproximadamente 400 locais para realizar inspeção nas casas para passar informações, além de identificar e tratar possíveis focos de Aedes aegypti, utilizando larvicida biológico e distribuindo capas para vedar caixas d’água. Os profissionais também distribuirão ímãs de geladeira com os principais cuidados que as pessoas devem ter no dia a dia para evitar a proliferação do mosquito.

Os Asaces também visitarão locais classificados como Pontos Estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, que são imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade, onde farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.

“Os locais onde acontecem as ações são escolhidos com base no indicadores entomológicos e epidemiológicos, que apontam quais deles têm maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população. Com isso, nós podemos desenvolver atividades para que as pessoas aumentem os cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências. Dessa forma, poderemos, consequentemente, diminuir a incidência dessas arboviroses”, destaca a gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Vânia Nunes. 

Neste momento, o “Bora se Cuidar” está com o tema “Um olho no mosquito, outro no coronavírus”, para incentivar as pessoas a não descuidarem das medidas de prevenção para evitar tanto a Covid-19 como a dengue, zika e chikungunya. A campanha ainda conta com o apoio de promotores com placas educativas, que levam mensagens de alerta e orientações para a população e, a cada semana, as ações serão levadas para diferentes pontos da cidade. 

Dados

Em 2021, até a Semana Epidemiológica (SE) 15, foram notificados 771 casos de arboviroses, sendo 478 casos de dengue, 283 de chikungunya e 10 de zika. Dentre estas notificações, 273 foram confirmados, dos quais 151 casos de dengue e 122 de chikungunya (Tabela 1). Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve redução de 8,6% dos casos notificados e de 20,6% dos casos confirmados. O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no período de 08 a 10/03/2021 (2º ciclo), apresentou resultado geral no Recife de 1,9% (risco médio).

Ações continuadas

A Prefeitura do Recife realiza ações continuadas para controle dos mosquitos transmissores das arboviroses. Na rotina dos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) da Secretaria de Saúde do Recife estão visitas domiciliares para orientação da população e verificação de possíveis focos de mosquito; manutenção das ovitrampas (armadilhas para monitorar a infestação do mosquito); análise das Estações Disseminadoras de Larvicidas; adoção da Técnica do Inseto Estéril (TIE); e formação das Brigadas Contra o Mosquito, que envolvem instituições públicas e privadas da cidade.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL