Vida Urbana
AÇÃO
Pina recebe intervenção no Dia Nacional de Luta contra a Homofobia
Publicado: 17/05/2021 às 18:52

Foto: Edson Alves/Divulgação./
Para reforçar o Dia de Luta contra a Homofobia, comemorado neste dia 17 de maio, a Prefeitura do Recife realiza diversas ações que compõem a Semana Municipal de Luta contra a Homofobia. A programação foi iniciada com uma intervenção no bairro do Pina, que levou serviços de saúde e cidadania à população. Além disso, aconteceu a primeira aula do curso de Manicure para usuários do Centro de Referência em Cidadania LGBT.
Hoje (17) o bairro do Pina foi palco da ação 'Pina para Todes', graças a uma parceria das secretarias executivas de Juventude, de Inovação Urbana e de Direitos Humanos com o Coletivo Amigos de Pirrita. Na ocasião, o público LGBTQI%2b pode realizar testes rápidos e gratuitos de HIV e Sífilis. Além disso, as equipes da Secretaria de Saúde (Sesau) distribuíram kit de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também houve o reforço sobre a saúde mental e integral, além da promoção à cidadania e suporte jurídico.
"Enquanto órgão de articulação, a ação reforça nossa relação com a sociedade civil, que é imprescindível para o nosso trabalho. E, enquanto gestor público que faz parte da comunidade LGBTI , compreendemos que a juventude é plural e essa pluralidade precisa ser abraçada", reforçou Marcone Ribeiro, secretário executivo de Juventude do Recife.
A ação no Pina contou ainda com a grafitagem do muro com as cores do arco-íris e a frase, em protesto: o amor não é doença. "O grafite é uma arte que foi por muito tempo marginalizada e, mesmo assim, recebemos apoio para, por meio dela, compartilhar com um protesto contra a LGBTfobia. Foi gratificante contar com a presença de gestores públicos numa ação que deu visibilidade ao grafite e à causa LGBTI", contou Amanda Braga, coordenadora de Artes Urbanas do Coletivo Amigos de Pirrita.
Para Bruno Albyran, participante da ação, esse evento deixa registrado, por meio do grafite, que ainda existe muito o que fazer para combater a LGBTfobia na cidade. "Nossa orientação sexual não é doença, como diz a arte no muro. A gente quer viver, amar e ser quem a gente é", comentou.
Ainda nesta segunda-feira (17), foi iniciada a primeira turma do curso de Manicure e Pedicure para usuárias do Centro LGBT. A turma com 10 alunas segue durante à tarde desta semana, totalizando 40 horas-aula. A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, com o objetivo de gerar oportunidades a população LGBTI que vive em situação de vulnerabilidade social. Ainda serão abertas turmas de Designer de Sobrancelha e Corte com Máquina.
Para a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Adriana Rocha, a iniciativa visa atender a demanda de um público que sofre para conseguir emprego devido ao preconceito. "Esperamos que, com esse incentivo, essas pessoas despertem para o empreendedorismo ou se recoloquem no mercado de trabalho mais seguras e capacitadas", reforçou Adriana.
PROGRAMAÇÃO
A Semana Municipal de Luta contra a Homofobia segue com programação no dia 21, quando será lançado o Projeto Respeitar e Oportunizar no Centro LGBT. A ação visa promover o resgate da cidadania para a diminuição da vulnerabilidade e desigualdade da população LGBTI , por meio da geração de emprego e renda.
De 18 a 24 de maio, as Unidades de Saúde da Família Pantanal e UR-03, no Ibura, receberão ações educativas para apresentação da Política Municipal de Atenção à Saúde da População LGBTI . O bairro do Ibura também receberá o Projeto Saúde na Pista, em parceria com a ONG Favela LGBT, que fará abordagens às mulheres transexuais e travestis para apresentar a rede de cuidado e dialogar sobre a prevenção de ISTs.
Já durante os dias 19 e 20, a Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Saúde Integral da População LGBTI , realiza ação para disseminar a campanha "Esse Ambiente é Livre de Preconceito" nos distritos sanitários. O objetivo da campanha é fixar adesivos para divulgar as Leis Municipais 16.780/2002 e 17.025/2004, que punem e proíbem toda forma de discriminação com base na prática e comportamento sexual do indivíduo.
Nas noites dos dias 17 a 21 de maio, o Geraldão, na Imbiribeira, e a Ponte Paulo Guerra, no Pina, serão iluminados com as cores do arco-íris. Essa ação é realizada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos, por meio da Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), em parceria com a Emlurb.
Até o fim do mês de maio, usuários do Centro LGBT que estão em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar serão beneficiados com cestas básicas arrecadadas pela campanha Recife Solidário, que tem arrecadado alimentos não perecíveis nos 11 pontos de vacinação drive-thru da cidade desde o mês de março.
Últimas

Mais Lidas
