Diario de Pernambuco
Busca

TRANSPORTE PÚBLICO

TI Cabo opera com integração temporal a partir deste sábado

Publicado em: 09/04/2021 14:00

 (Grande Recife Consórcio/Divulgação
)
Grande Recife Consórcio/Divulgação
O Terminal de Ônibus do Cabo, no Litoral Sul, passa a funcionar com o sistema de integração temporal a partir deste sábado (10). De acordo com o Grande Recife Consórcio, o acesso aos coletivos será pela porta da frente do veículo, por meio do cartão VEM. Dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, 15 funcionam no sistema de integração temporal.

“Basta o passageiro registrar o cartão no validador e girar a catraca. Na prática, a integração temporal acontece entre os ônibus das linhas que alimentam o terminal. O transbordo entre essas linhas deve ocorrer em até duas horas, por sentido da viagem, sem a cobrança de uma nova tarifa para que o usuário chegue ao seu destino final”, informou o Grande Recife.

Segundo o Consórcio, esse modelo de deslocamento faz parte da universalização da bilhetagem eletrônica. “Permite agilidade no embarque e o mapeamento do trajeto para facilitar a programação das linhas que compõem o sistema de transporte público. Além disso, também evita a entrada irregular de passageiros no sistema”. Os TIs que funcionam com integração temporal são Jaboatão, Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, e agora o TI Cabo.

O Grande Recife informou que caso ocorram descontos de nova tarifa antes do tempo de duas horas, o usuário será ressarcido. A orientação, se isso acontecer, é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, que é o órgão responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado no cartão VEM do usuário.

Distribuição do vem 
A integração temporal só acontece por meio do cartão VEM em todas as suas modalidades (Comum, Trabalhador e Estudante). O Consórcio ressaltou que o VEM Comum já está sendo distribuído, gratuitamente, no TI Cabo.

“Se você ainda não possui um, basta procurar a equipe presente no terminal e fazer o cadastro gratuito. Apresente documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe o cartão. A recarga pode ser feita a qualquer tempo, inclusive no mesmo momento do cadastro sem o pagamento de taxa, desde que o carregamento seja realizado nas máquinas de POS”, informou.

Em caso de dúvidas ou para enviar sugestões e reclamações, o Grande Recife orienta o usuário entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL