Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

PANDEMIA

Mortalidade por Covid no Nordeste é 37% menor que a média nacional

Publicado em: 15/04/2021 18:52

 (Foto:  Hélia Scheppa/SEI)
Foto: Hélia Scheppa/SEI
Vice-presidente para a região Nordeste no Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o titular da pasta em Pernambuco, André Longo, informou que a taxa de mortalidade por Covid-19 no território nordestino é 37% menor que a média nacional atualmente. Ele também destacou que Pernambuco teve a menor mortalidade do país nos últimos 45 dias e a segunda menor em 2021, de acordo com dados da Organização Panamericana de Saúde.

Durante coletiva de imprensa transmitida pela internet nesta quinta-feira, o gestor classificou o quadro nacional como uma "catástrofe", mas ponderou que os números do Nordeste estão evitando uma situação geral ainda pior.

Segundo Longo, a região contabiliza 49 óbitos por Covid-19 a cada 100 mil habitantes, contra 78 na média nacional, 81 no Sudeste, 91 no Norte, 96 no Centro-Oeste e 107 no Sul. "A gente tem que compreender o esforço que os estados do Nordeste têm feito na adoção de medidas restritivas. Os governadores seguiram a ciência", destacou.

Sobre a situação de Pernambuco, Longo lembrou que o estado ampliou em 50% a capacidade de receber pacientes em UTI em 40 dias, o que vem possibilitando a prestação de uma melhor assistência aos pacientes. "A gente viu alguns estados terem mais de mil pessoas em filas por UTI, e Pernambuco nunca teve mais de 200 pessoas esperando", citou.

PLATÔ
O secretário informou que a evolução do casos e solicitações por leitos de UTI em Pernambuco indicam que o estado interrompeu a aceleração da doença e chegou a um "platô" (estabilidade), com números ainda preocupantes. Os registros de síndrome respiratória aguda grave se reduziram 3% na última semana e 4,5% nos últimos 15 dias.

Já as solicitações por UTI subiram 5% na última semana e caíram 6% em 15 dias. O estado tem 2.995 pacientes lutando contra a doença em leitos de terapia intensiva, somando as unidades públicas e privadas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 1 a 5: dicas para destravar sua criatividade e ampliar a percepção
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 10/05
Gil do Vigor é recebido com festa da população e honraria em Paulista
Imunização para gestantes começa a ser liberada, mas ainda gera dúvidas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco