Diario de Pernambuco
Busca

SSA

Feras comemoram aprovação na UPE após um ano de estudos em casa

Publicado em: 06/04/2021 22:17 | Atualizado em: 06/04/2021 22:31

Maria Bacallá obteve 90,33 pontos e o primeiro lugar geral (Foto: Cortesia)
Maria Bacallá obteve 90,33 pontos e o primeiro lugar geral (Foto: Cortesia)
Um ano marcado por dedicação aos estudos, em plena pandemia, para garantir a aprovação no Sistema Seriado de avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE). Apesar da preparação em meio ao ensino remoto ou híbrido, alguns estudantes conseguiram vencer os desafios e conquistar a tão sonhada vaga. O listão com o nome dos candidatos que foram aprovados foi divulgado pela UPE nesta terça-feira (6), as aulas vão começar em setembro.

A primeira colocada geral do processo de ingresso de 2020 foi Maria Bacallá, de 17 anos. A estudante conquistou a vaga no curso de direito com 90,33 pontos. " Eu não esperava o primeiro lugar, esperava uma nota que seria o suficiente para passar em direito. Quando o reitor da UPE me ligou dando o resultado, eu fiquei muito feliz", disse Maria.

A escolha pelo direito tem origem familiar  para Maria, a mãe, o pai e o irmão, são formados em direito e trabalham na área. "O direito é a base de tudo, regula muitas coisas e sempre esteve presente em minha casa", disse a estudante. Agora Maria, a concluinte do ensino médio, está aguardando o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ela pretende conseguir também a vaga no mesmo curso, mas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Outro estudante aprovado no SSA foi Pedro Melo, de 17 anos, que conquistou uma vaga em medicina, um dos cursos mais concorridos. Mesmo estudando pelo celular Pedro conseguiu focar e se dar bem nas avaliações. “Os três anos do SSA são uma maratona onde o aluno amadurece com o processo, o maior desafio de todos foi encarar o EAD. Tive um grande amadurecimento durante a jornada do vestibular. Para ser um aluno que quer aprovação em medicina, você tem que ser um aluno completo”, disse o futuro médico.

“A minha nota reflete o aluno que eu fui no terceiro ano. Quando você é um estudante 'profissional', consegue renegar alguns momentos para focar nos objetivos.  Eu tive que criar um ambiente de estudos em casa, eu não tinha computador, tive que estudar com o celular na bancada. Quando voltou o sistema híbrido eu variava entre o presencial e o EAD", disse o ex-aluno do Colégio Núcleo, no Recife.
TAGS: ssa | upe | aprovação | estudos |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL