Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CELEBRAÇÃO

Em Olinda, Missa dos Santos Óleos é celebrada com número reduzido de padres

Publicado em: 01/04/2021 16:20

 (Foto: Arquidiocese/Divulgação )
Foto: Arquidiocese/Divulgação
Nesta quinta-feira santa, a Missa do Crisma (Santos Óleos) e da Unidade na catedral metropolitana foi celebrada com a participação reduzida de clérigos. A cerimônia ocorreu no Alto da Sé, em Olinda, às 9h da manhã. Ao todo, 32 padres participaram do ato litúrgico. De acordo com a Arquidiocese de Recife e Olinda, os demais padres e a comunidade de fiéis católicos participaram da missa pelas redes sociais.

A missa abre o tríduo pascal, quando é consagrado o óleo do Crisma e são abençoados os óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos. Também conhecida como Missa da Unidade, é nela que os padres fazem a renovação de suas promessas sacerdotais.

Ainda segundo a Instituição, que conta com 300 padres, os 32 clérigos escolhidos compõem o Conselho Presbiteral da Arquidiocese, representando os demais padres, paróquias e pastorais. Também superiores de congregações, basílicas e santuários estiveram presentes, demonstrando a unidade da Igreja.

Dom Fernando presidiu a celebração, que contou com a participação de mais três bispos: o auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio; o bispo emérito da diocese de Nazaré, dom Severino de França; e o bispo emérito de Vitória da Conquista (BA), dom Luís Pepeu.

Ao final da celebração, os vigários episcopais dos dez Vicariatos da Arquidiocese receberam, envasados e em caixas, os óleos que serão utilizados durante um ano nas celebrações dos sacramentos do Batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Enfermos. 



 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 19/04
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Resumo da semana: STF mantém anulações de sentenças contra Lula, mais jovens em UTIs e CPI da Covid
Cacique Raoni pede ao presidente dos EUA que ignore Jair Bolsonaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco