Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CHUVA

Celpe alerta população sobre como evitar choques elétricos em períodos chuvosos

Publicado em: 15/04/2021 15:26

 (Leandro de Santana/DP Foto
)
Leandro de Santana/DP Foto
A Região Metropolitana do Recife, e demais regiões do estado, receberam nos últimos cinco dias volumes de chuvas de moderadas a fortes, podendo ultrapassar 50 milímetros, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). Com relatos de água invadindo imóveis em diversos municípios, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), divulgou uma serie de atitudes preventivas para minimizar riscos nos ambientes domésticos.

“O recomendado é desconectar todos os aparelhos elétricos das tomadas durante uma tempestade acompanhada de raios. Ao fazer isso, o ideal é que a pessoa esteja utilizando um calçado com solado isolante como o de borracha e não esteja com a mão molhada”, orienta a gerente de Saúde e Segurança da Celpe, Rosylânia Menezes.

Casa segura
De acordo com a gerente, redobrar a atenção quanto a presença de umidade nas paredes que tenham circuitos elétricos e tomadas também é importante. “Caso perceba qualquer sinal desse tipo, o seguro é não tocar nelas nem conectar eletroeletrônicos em tomadas instaladas no local, evitando assim o risco de choque elétrico”.

“Não faça a manutenção da antena de TV enquanto estiver chovendo e evite locais abertos como telhados e piscinas, que podem oferecer maior risco, além do cuidado de nunca procurar abrigos sob árvores”, acrescenta.

Cuidados em alagamentos
Para os locais que sofrem com as enchentes e alagamentos, a gerente de saúde e segurança alerta que, a primeira atitude é desligar o disjuntor. “Isso deve acontecer assim que a pessoa perceber os primeiros sinais de alagamento na casa. Logo em seguida, desconecte todos os eletrônicos e eletrodomésticos da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água”, explica.

Caso o disjuntor esteja numa área alagada, a Celpe orienta que o munícipe entre em contato através da Central de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia pelo número 116. “Quando o serviço for reestabelecido, o ideal é que um profissional qualificado avalie a rede elétrica da residência antes de religar o disjuntor”.

Choque elétrico
A Celpe orienta que em caso de choque elétrico, a primeira atitude é desligar a fonte de energia que está causando o choque elétrico. “Logo depois, afaste a vítima da fonte do choque, mas jamais tocar nela diretamente. O recomendado é afastá-la utilizando materiais como plástico, tecidos grossos, borracha ou madeira. Em seguida, chamar o serviço oficial de socorro e mantenha a calma até a chegada dos profissionais”, informa.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Anvisa recomenda suspender vacinação da AstraZeneca para grávidas
Anticorpos contra Covid-19 permanecem no sangue por pelo menos oito meses
Manhã na Clube - Entrevista com Rodrigo Maia e Gilson Machado Neto
De 1 a 5: dicas para destravar sua criatividade e ampliar a percepção
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco