Diario de Pernambuco
Busca

Humanização

Em Jaboatão, grávidas surdas contam com tradução em libras na hora do parto

Publicado em: 01/03/2021 16:31

 (Foto; PMJG/Divulgação)
Foto; PMJG/Divulgação

O município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, anunciou a adoção de um interprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), durante o parto de mulheres surdas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa busca promover a inclusão social, em um dos momentos mais marcantes na vida. Na última semana, a jovem Rosimere Maria da Silva, foi a primeira a contar com o serviço, contando também com o acolhimento de uma vasta equipe de profissionais.

A expectativa pela chegada do bebê foi grande, mas o silêncio que norteou a vida da mãe exigiu um planejamento diferente para o momento. A genitora contou com a ajuda do intérprete de Libras, Luan Brito, para ‘escutar’ os primeiros minutos do filho não com os ouvidos, mas com o coração. Foi por meio dos sinais que Rosimere pôde sentir a emoção de saber cada detalhe do que estava acontecendo durante o nascimento do filho Pyetro, realizado no Hospital Memorial Guararapes. Pyetro nasceu saudável, pesando 3,490g e com 48cm.

Nada escapou da tradução detalhista e afetuosa de Luan, uma experiência inesquecível para todos: mãe, intérprete e equipe médica. “Foi meu primeiro parto interpretado em Libras, uma emoção que não tenho como explicar. Estava ali para passar calma para a paciente e ela dependia dessa comunicação para se manter assim. A hora do parto foi um acontecimento incrível, principalmente quando Pyetro veio ao mundo, trazendo um turbilhão de sentimentos”, disse Luan. “Senti que estava dando o direito a uma mulher de sentir o que não deve ser negado a nenhuma mãe. Ela não ouviu o filho com os ouvidos, mas com o coração”, acrescentou.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, Rosimere é assistida desde o início da gestação pela Unidade de Saúde da Família (USF) Loreto I, em Piedade.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL