Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Segurança pública

Recife teve redução de 33% nos homicídios durante gestão Geraldo Julio, diz PSB

Publicado em: 11/02/2021 13:34 | Atualizado em: 11/02/2021 13:53

 (Ex-prefeito implantou quatro unidades do Compaz ao longo de sua administração. Foto: Andréa Rego Barros  )
Ex-prefeito implantou quatro unidades do Compaz ao longo de sua administração. Foto: Andréa Rego Barros
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) afirmou nesta quinta-feira (11) que os homicídios se reduziram em 33,06%, no Recife, durante a gestão do ex-prefeito Geraldo Julio, que administrou a capital entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2020. Segundo comunicado divulgado pela legenda, 2.292 vidas foram salvas, na comparação com os números relativos aos oito anos anteriores.

De acordo com o partido, a criação e implantação de quatro Centros Comunitários da Paz (Compaz), a valorização da Guarda Municipal e a contratação de novos agentes, o investimento em iluminação pública em áreas vulneráveis da cidade e a transformação de espaços públicos contribuíram para a redução na criminalidade.

"Os números são uma prova de como a vida humana é a principal prioridade do Partido Socialista Brasileiro (PSB). No Recife, a mudança começou ainda em 2012, quando, recém-eleito, Geraldo Julio anunciou a criação da Secretaria de Segurança Urbana. O carro-chefe da pasta, os Compaz, chegaram como verdadeiras fábricas de cidadania na periferia da cidade, transformando a vida de crianças, jovens e suas famílias, ganhando inclusive reconhecimento nacional como o melhor projeto de redução de desigualdade social do Brasil pela Oxfam Brasil – entidade que atua em cerca de 90 países – e Programa Cidades Sustentáveis", afirmou o PSB, em comunicado.

Para Geraldo Julio, o resultado é uma prova de que as prefeituras têm papel fundamental na segurança pública. "Esse papel se dá na prevenção. E foi o que fizemos. Os Compaz dão oportunidade aos nossos jovens, com biblioteca, esportes e tecnologia, além de serviços e atividades para toda a família. Também investimos muito forte na Guarda Municipal, que é a mais antiga do Brasil, além da iluminação pública, com quase 100% do parque de iluminação da cidade em LED, e transformação de espaços públicos", explicou o ex-prefeito, que agora é secretário de Desenvolvimento Econômico do estado. Geraldo também foi o coordenador do Pacto pela Vida de Pernambuco implantado por Eduardo Campos, época em que o programa que bateu recordes de redução da violência no estado.

Nos quatro Centros Comunitários da Paz inaugurados por Geraldo Julio (Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; e Compaz Dom Helder, no Coque) já são cerca de 50 mil pessoas inscritas. "O impacto dos Centros trouxe gestores de diversas prefeituras e governos estaduais do Brasil e até mesmo de fora do país a vir ao Recife conhecer a iniciativa, que está sendo replicada em outras cidades", afirma o partido. Em 2019, a iniciativa foi reconhecida como o melhor projeto de redução de desigualdade social do Brasil, pela Oxfam Brasil e Programa Cidades Sustentáveis, no 3º Prêmio Cidades Sustentáveis.

Presidente estadual do PSB, Sileno Guedes destaca que a área sempre foi uma das prioridades do Partido Socialista Brasileiro, que em suas gestões, sejam elas estaduais ou municipais, busca alternativas modernas para o enfrentamento à violência. “O combate à violência é algo que sempre esteve no radar do nosso partido, a exemplo do Pacto pela Vida, em 2007, que inclusive contou com a participação do ex-prefeito Geraldo Julio. Na Prefeitura, Geraldo assumiu essa responsabilidade também no âmbito municipal, atuando na prevenção e promovendo inovações que contribuem com a redução de homicídios e que são verificadas em números reais, no dia a dia da população. São exemplos reconhecidos e que devem nortear as gestões socialistas”, avalia o dirigente. 

Iluminação e Guarda Municipal
Em seus oito anos de gestão, Geraldo Julio investiu na iluminação pública através do Ilumina Recife. Dentro do programa houve a etapa Ilumina Segurança, com a instalação de 30 mil pontos de luz de LED em 145 comunidades indicadas como vulneráveis pelo Pacto pela Vida, do governo do estado. Geraldo concluiu seu mandato com 80% dos pontos de luz com tecnologia LED, que ilumina mais com menor custo.

A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), a mais antiga do Brasil, cumpre um importante trabalho na segurança urbana, unindo prevenção à violência e cidadania. A partir de 2013, uma série de ações foram realizadas pela gestão socialista, a fim de ampliar o efetivo e garantir melhores condições de trabalho para aos seus integrantes.

Em 2019, 282 novos agentes foram contratados, ampliando o efetivo para um total de 2.021 servidores. Desses, 936 entraram no concurso realizado em 2014, que foi o maior incremento de efetivo da história da Guarda Municipal do Recife, de acordo com o PSB. Os servidores atuam na guarda patrimonial, eventos de Turismo, UPAs, praças, parques, eventos de grande porte e trânsito, entre outras atividades.

Segundo o PSB, os integrantes da GCMR também conquistaram uma série de melhorias, como a renovação da frota de viaturas e motos, a aquisição de 200 radiocomunicadores e 2500 fardamentos completos, aumento salarial e revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), em conjunto com representantes da categoria. "Além disso, os guardas municipais realizam frequentes capacitações, para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população. Outro avanço foi a instalação do Centro de Operações da Guarda e o atendimento a ocorrências pelo telefone 153", informou o comunicado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Combate à obesidade ganha ainda mais importância no contexto da pandemia
Resumo da semana: explosão de casos de Covid-19 e desdém do presidente
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 05/03
Na pior fase da pandemia, cidades fazem panelaço contra Bolsonaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco