Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Bora se Cuidar

Mercado da Encruzilhada recebe campanha de conscientização sobre a Covid-19

Publicado em: 06/02/2021 20:22 | Atualizado em: 06/02/2021 20:37

 (Foto: Daniel Tavares/PCR)
Foto: Daniel Tavares/PCR
O Mercado da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, recebeu neste sábado (6) a campanha Bora se Cuidar, da Prefeitura, que alerta para a prevenção à covid-19. Durante a manhã, 30 profissionais, entre agentes de controle urbano, da Vigilância Sanitária e arte-educadores, estiveram no centro comercial para conscientizar vendedores e frequentadores sobre o uso correto de máscaras, higienização das mãos, manipulação dos alimentos e distanciamento social.

Foram afixados adesivos com QR codes que dão acesso a informações sobre prevenção ao novo coronavírus e distribuídas máscaras de proteção. Tanto o pátio externo quanto a área interna do mercado foram sanitizados. Com bom humor e músicas, os arte-educadores alertavam para a necessidade do uso da máscara da forma correta. "No queixo não adianta nada, viu? Tem que cobrir boca e nariz!".

Há três anos no local, a comerciante Sandra Regina destaca a importância do reforço nas medidas de prevenção. "Vez por outra alguém teima em entrar sem máscara, mas a gente fala que é importante todo mundo se cuidar. Como essa pandemia ainda não acabou, se todo mundo fizer sua parte, fica mais fácil a gente atravessar esse período". Dono de um box de aviamentos, José Hercílio Alves tem a mesma opinião. "Se a gente não se cuida, todo mundo fica doente. Ninguém quer esse cenário, então é uma ótima iniciativa lembrar de que todos nós precisamos nos cuidar".

Depois do Mercado da Encruzilhada, os outros 24 mercados públicos da cidade vão receber a Bora se Cuidar, que também está nos parques e praias do Recife. "O objetivo é conscientizar comerciantes e população para uso de máscaras, distanciamento e uso de álcool em gel. A campanha tem sido muito bem aceita, tanto nos parques como nas praias, e já temos visto resultados positivos", comenta a Secretária-Executiva de Licenciamento, Marta Lima.

Para o Secretário de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar, a maioria dos comerciantes tem seguido à risca as medidas de prevenção como uso de máscara e higienização. "Além da questão de saúde há também a econômica. Se alguém for infectado vai ter de passar ao menos 15 dias afastado da sua própria fonte de renda, com o box fechado".

A campanha segue nas praias, parques e praças da cidade. Já foram contemplados os parques da Jaqueira, Santana, Macaxeira e Treze de Maio, além de toda orla de Boa Viagem e Pina. A ação é fruto da parceria entre as Secretarias de Saúde; Turismo e Lazer; Política Urbana e Licenciamento; e Governo. Ainda integram o grupo o Gabinete de Comunicação, Guarda Municipal e Polícia Militar de Pernambuco.

VACINA
Mais 2.603 recifenses do público-alvo prioritário foram vacinados nesta sexta-feira (5) contra a Covid-19. A Prefeitura do Recife já imunizou 35.573 pessoas desde o início da campanha Recife Vacina. A capital tem disponibilizado o serviço em nove centros de vacinação e cinco pontos de drive-thru, além das visitas de equipes volantes para garantir a proteção de idosos acamados e trabalhadores de saúde da linha de frente nos postos de trabalho.

Desde o início da campanha, no dia 19 de janeiro, o Recife já imunizou 16.957 trabalhadores de saúde da linha de frente da Covid-19; 14.068 idosos a partir de 85 anos - sendo destes 667 acamados; 3.407 trabalhadores da Atenção Básica à Saúde; 765 pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; 381 pessoas com deficiência severa maiores de 18 anos que vivem em residências inclusivas.

Os centros de vacinação estão localizados no Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Já os drive-thrus funcionam no Parque da Macaxeira, Geraldão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Estádio do Arruda e Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

Aqueles que não conseguirem fazer o cadastro, poderão fazer o preenchimento de dados no sistema nos centros montados pela Prefeitura, onde haverá profissionais para realizar o serviço. Essa marcação pode ser feita por um parente ou conhecido do idoso, por exemplo, desde que leve toda a documentação necessária para realizar o cadastro. Caso haja vagas remanescentes de agendamento prévio no momento, eles poderão, inclusive, já receber suas doses de vacina.

O Recife recebeu, até o momento, 94.060 doses de vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde. Dessas, 77.540 são da CoronaVac e outras 16.520 da Oxford/AstraZeneca. A Prefeitura do Recife disponibiliza um canal digital para que os cidadãos possam agendar o dia, horário e local onde receberão o imunizante. O recifense que fizer parte de algum dos grupos prioritários deverá realizar o agendamento online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS).

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 03/03
Secretários estaduais de Saúde pedem mais rigor nas medidas de restrição contra Covid-19
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 02/03
Com 93% de taxa de ocupação de UTIs, Pernambuco decreta mais restrições
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco