Diario de Pernambuco
Busca

UFPE

Equipe do Hospital das Clínicas realiza desejo de paciente oncológico de ver o mar

Publicado em: 08/02/2021 20:59

 (Fotos: HC-UFPE/Ebserh)
Fotos: HC-UFPE/Ebserh
Na tarde da última quarta-feira (3), o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou o desejo do paciente Luciano de França Santos de visitar o mar da praia de Boa Viagem com sua filha. Aos 56 anos, Luciano está internado na enfermaria de Oncologia, desde dezembro do ano passado. Ele foi diagnosticado com câncer no estômago em setembro de 2020.

“Eu me senti muito bem, foi um momento bastante prazeroso. E, com certeza, uma experiência única”, disse Luciano de França ao voltar do passeio. Natural do Cabo de Santo Agostinho, o paciente é casado e tem uma filha. “Meu pai compartilhou seu desejo de ir à praia comigo e com a equipe multiprofissional que o acompanha. Sabendo do prazer e da felicidade que este momento lhe traria, tentei tudo o que estava ao meu alcance para que o desejo dele fosse realizado. Contamos com pessoas fundamentais para que tudo pudesse acontecer. O ambiente lhe proporcionou diversas memórias afetivas”, detalha Ingridy Tainan da Silva França, 26 anos. Partiu dela a iniciativa de  procurar a supervisora da Enfermaria de Oncologia para atender ao desejo do pai.

“Eu me senti muito privilegiada. Estar lá com ele me trouxe a memória dos seus ensinamentos, da importância de persistir na vida. Todos os dias meu pai me traz novos aprendizados”, conta Ingridy, após dividir esse momento com o pai.

A enfermeira supervisora da Enfermaria de Oncologia e membro da Comissão de Cuidados Paliativos do HC, Elisa Moura, ressalta a importância de proporcionar essas realizações aos pacientes do hospital. “Como pessoa e como profissional, tenho certeza que esse momento proporcionou um bem inestimável. Assim como o tratamento medicamentoso precisa e deve ser feito, o tratamento humanizado também é fundamental”, afirmou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL