Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

IMUNIZANTES

Doses da vacina contra a Covid-19 acabam em Paulista

Publicado em: 23/02/2021 14:25 | Atualizado em: 23/02/2021 17:08

 (Secretaria de Imprensa de Paulista/Divulgação
)
Secretaria de Imprensa de Paulista/Divulgação
No município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, foram suspensas as vacinações contra a Covid-19, nesta terça-feira (23). De acordo com a gestão municipal, as doses atuais do imunizante acabaram e a previsão é que novos lotes sejam repassados para a cidade a partir do dia 28 de fevereiro. Até o momento, 2.072 trabalhadores da saúde local foram vacinados.

"Estamos aguardando as novas doses de vacina, que segundo o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado, devem estar chegando entre 28 de fevereiro e início de março. E assim que recebermos as novas doses, voltaremos a vacinar os nossos munícipes”, disse a secretária executiva de Saúde de Paulista, Sônia Arruda.

De acordo com a secretária, dos idosos em longa permanência, incluindo residências terapêuticas, foram vacinadas 334 pessoas, na primeira fase. Já na segunda fase da vacinação, 305 idosos foram vacinados, faltando 29 para completar o total da fase. Dos idosos de 80 aos 84 anos, cerca de 1.000 vacinações foram realizadas. Já os de 85 anos em diante, 2.213 foram imunizados até o momento.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que, até o momento, nenhum município pernambucano comunicou oficialmente o término do estoque de vacinas contra a Covid-19. “É importante que os gestores municipais relatem formalmente essa situação às suas respectivas Gerências Regionais de Saúde (Geres) ou ao Programa Estadual de Imunização”, informa o texto.

A assessoria da Prefeitura de Paulista informou que as secretarias de saúde dos municípios não fazem esse tipo de comunicado oficial. "É o contrário, é do Estado para o município, e nunca do município para o Estado. O Estado disponibiliza o quantitativo de doses e quando existe o débito dessas doses, como eles fizeram uma programação de vacina e doses para aquele município, então vão mandando de acordo com o que recebem do Governo Federal”, explicou.

De acordo com a SES-PE, houve o repasse para todos os municípios, das vacinas já encaminhadas para Pernambuco pelo Ministério da Saúde. A secretaria informou que aguarda a nova remessa para dar seguimento ao plano de vacinação contra a Covid-19, que continuará ampliando a imunização dos grupos prioritários.

A gestão municipal de Paulista reforçou que a previsão para as próximas vacinas da Covid-19 é a partir do dia 28 de fevereiro. “Essas vacinas serão direcionadas para atender os idosos a partir dos 80 anos. De qualquer forma, estamos seguindo todos os protocolos da Secretaria Estadual de Saúde”.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Combate à obesidade ganha ainda mais importância no contexto da pandemia
Resumo da semana: explosão de casos de Covid-19 e desdém do presidente
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 05/03
Na pior fase da pandemia, cidades fazem panelaço contra Bolsonaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco