Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Com nova remessa de 130 mil doses, Pernambuco não descarta aquisição direta de vacinas

Publicado em: 25/02/2021 18:42

André Longo acredita que tempo de chegada do imunizante seria um entrave (Foto: Hélia Sheppa/SEI)
André Longo acredita que tempo de chegada do imunizante seria um entrave (Foto: Hélia Sheppa/SEI)

Pernambuco recebeu um total de 130 mil doses de vacina contra a Covid-19, sendo 48 mil da Coronavac; e mais 82 mil da AstraZeneca. De acordo com o acompanhamento da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nesta quinta-feira (25), a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) já assinala a marca de 90% na rede pública, além de 84% nos hospitais privados. Com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que liberou aos estados e municípios a aquisição direta de vacinas, o governo não descarta esta possibilidade, por meio de articulação com laboratórios e outras junções de lideranças do Nordeste.

“O prazo de entrega é que seria o grande entrave. Não adiantaria fazer este pedido e demorar demais para chegar até a população”, ressaltou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. Segundo ele, a vacinação no território deve engrenar a partir do mês de março, com a chegada de uma expressiva remessa de vacinas, provenientes de novas liberações do Ministério da Saúde. Conforme o gestor, a distribuição aos municípios do lote mais recente, deve ser finalizada em todo o estado nesta sexta-feira (26).

Questionado sobre a liberação de vacinas na rede particular, André Longo sinalizou discordância. “Apesar desta movimentação nacional, não considero correto qualquer atendimento ao mercado privado, antes que haja a vacinação de todos os brasileiros, em todas as faixas prioritárias necessárias. Não podemos permitir que o poder econômico fale mais alto em uma situação tão grave de crise de saúde”, opinou. A expectativa é de que as novas doses, já em distribuição, possibilitem o avanço na proteção dos trabalhadores de saúde e também a imunização, com a primeira dose, para os idosos entre 80 e 84 anos de idade, em todas as cidades de Pernambuco. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL