Diario de Pernambuco
Busca

IMUNIZANTE

Prefeitura do Recife detalha Plano de Vacinação contra a Covid-19

Publicado em: 18/01/2021 15:32 | Atualizado em: 18/01/2021 16:13

 (Rodolfo Loepert/PCR)
Rodolfo Loepert/PCR
Com o lançamento do “Plano Recife Vacina”, nesta segunda-feira (18), a Prefeitura do Recife anunciou que a vacinação contra a Covid-19 começa após a chegada das doses na cidade. A previsão da gestão é receber 67 mil imunizantes da Coronavac, correspondentes a duas doses, o que equivale na prática a 33,5 mil pessoas vacinadas. De acordo com o plano, a vacinação irá começar pelos profissionais de saúde da linha de frente, além de idosos que residem em Instituições de Longa Permanência. Ao total, para a primeira fase da vacinação, estima-se a população de 165 mil pessoas vacinadas. O agendamento da vacinação será online e estará disponível ainda nesta semana.

“Após esse momento, a gente aguarda que o Ministério mande mais vacinas, para que o segundo módulo do Recife seja ativado com nove centros de vacinação, 65 salas, três drive-thrus em pontos diferentes da cidade para que a gente possa vacinar o quanto antes toda a nossa população”, explicou o prefeito João Campos (PSB). De acordo com o gestor, será feito um cadastro digital, através do sistema Conecta Recife, para que as pessoas do grupo de risco tenham acesso ao imunizante.

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, detalhou o processo de imunização na Capital pernambucana. “Nós recebemos as vacinas Coronavac, 67 mil doses, que já são as duas doses da vacina, então imunizaremos 33,5 mil pessoas. A segunda dose será realizada a partir dos 14 dias da administração da primeira dose. Iniciaremos a primeira etapa, o módulo 1, com treze equipes volantes, pelas características de quem vai ser vacinado, para que as pessoas não precisem sair do local onde trabalham ou onde vivem”, disse.

Agendamento

A Prefeitura do Recife informou que a vacina será aplicada via agendamento prévio, com a confirmação do enquadramento nos critérios para a vacinação. O agendamento estará disponível em formato digital e também em pontos físicos que serão divulgados ainda está semana. Para realizar o cadastramento, será necessário documento com foto e comprovante de residência, uma vez que a vacina disponibilizada pelo Recife Vacina está disponível para os moradores da cidade.

De acordo com a prefeitura, os pontos de vacinação estarão localizados no Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Escola Mário Melo, no bairro de Campo Grande; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Os pontos do drive-thru serão no Parque da Macaxeira, Geraldão e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Mais vacinas

Segundo a gestão, Recife passará a dispor de 65 salas de vacinação em nove pontos espalhados pela cidade, com a chegada de mais doses e a possibilidade de ampliar o público, para a 1ª fase do Governo Federal, aberto para os idosos acima de 75 anos.

Ainda de acordo com a gestão municipal, o Plano tem a capacidade de estender a quantidade de salas para mais de 200 em um total de 26 pontos, caso haja o aumento das doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Para a primeira fase, a prefeitura estima a população de 165 mil pessoas vacinadas. A gestão informou que já dispõe da estrutura disponível para a vacinação: “Tanto nos insumos, como as seringas, como na capacidade de armazenamento e refrigeração”.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL