Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

PE envia 200 concentradores de oxigênio para o Amazonas

Publicado em: 15/01/2021 20:30 | Atualizado em: 15/01/2021 21:27

 (SES-PE/Divulgação)
SES-PE/Divulgação
Duzentos concentradores de oxigênio serão enviados de Pernambuco, neste sábado (16), para hospitais da rede pública do Amazonas. As máquinas funcionam abastecendo o O2 a partir do ambiente, concentrando o oxigênio que fica com pureza de até 95%. A ação é uma parceria entre o Governo Estadual e a Prefeitura do Recife. A companhia aérea Azul vai disponibilizar uma aeronave para levar o maquinário do Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Gilberto Freyre para Manaus.

"O enfrentamento da Covid-19 é um desafio de toda a Nação brasileira e neste momento estamos todos imbuídos do sentimento de ajudar nossos irmãos amazonenses nesse momento difícil. Este é um gesto humanitário e que não tem impacto na assistência aos pernambucanos", esclareceu o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. O Governo do Estado cedeu 100 unidades do equipamento.

De acordo com a Prefeitura do Recife, os outros 100 equipamentos que serão enviados, foram utilizados para o tratamento de pessoas com insuficiência respiratória, e fazem parte dos mais de 10 mil equipamentos médico-hospitalares adquiridos pela gestão municipal, durante a preparação para o enfrentamento à pandemia na cidade.

“É importante salientar que a ajuda à capital amazonense não compromete a estrutura de assistência hospitalar da covid-19 no Recife. Ou seja, mesmo que haja aumento no número de pacientes que necessitem de internação, na capital, o município ainda terá equipamentos suficientes para garantir atendimento adequado à população”, informa a  prefeitura em nota. Cada equipamento é capaz de fornecer até 5 litros de O2 por minuto ao paciente, e correspondem a um aparato total de mais de três toneladas.

Entenda

O envio de concentradores de oxigênio ocorre para reforçar assistência aos pacientes, diante da situação crítica vivenciada pelo Estado do Amazonas, em meio à pandemia da Covid-19.

Na noite da última quinta-feira (14), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara conversou com o governador Wilson Lima, do Amazonas, e ofereceu ajuda. "Coloquei o Estado de Pernambuco à disposição dos cidadãos amazonenses, nesse momento tão difícil. Faremos tudo que esteja ao nosso alcance para ajudar os irmãos do Amazonas a superar esse momento crítico da pandemia", disse o governador de Pernambuco. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL