Diario de Pernambuco
Busca

IMUNIZAÇÃO

Jaboatão começa a vacinar idosos com mais de 85 anos em domicílio

Publicado em: 26/01/2021 14:13 | Atualizado em: 26/01/2021 14:21

 (Foto: Chico Bezerra/ Divulgação)
Foto: Chico Bezerra/ Divulgação
O município de Jaboatão dos Guararapes recebeu, nesta terça-feira (26), 5.760 doses da vacina AstraZeneca/Oxford e mais 2.340 doses da Coronavac, enviadas pelo Ministério da Saúde. Por lá, idosos com idade a partir dos 85 anos, que são cadastrados na Estratégia de Saúde da Família (ESF), já estão recebendo a vacina de Oxford nas próprias residências. É o caso do aposentado José Ribeiro da Silva, de 90 anos, que foi o primeiro a ser vacinado com a primeira dose da AstraZeneca, também nesta terça (26).

Cunhada de José Ribeiro, Maria Elizabete acompanhou emocionada o ato de vacinação. “Foi muita emoção saber que meu cunhado foi o primeiro a receber essa nova vacina. Sempre fomos bem atendidos pela equipe da Prefeitura de Jaboatão, que sempre orienta a gente sobre os cuidados para evitar a Covid-19. Vamos continuar seguindo o protocolo, mesmo sabendo que ele está imunizado”, disse.

O prefeito Anderson Ferreira ressaltou a importância desse momento, com a ampliação do público-alvo em Jaboatão. “Agora temos mais uma opção de vacina com a chegada dessas novas doses. Vamos em cada residência para atender os idosos que têm dificuldade para se deslocar e garantir que sejam imunizados com mais conforto e segurança”, destacou.

Agendamento

Os idosos que não fazem parte do cadastro do ESF terão à disposição um aplicativo para agendarem data, hora e local onde serão imunizados nas demais fases da vacinação. As pessoas que não têm condições de se deslocar aos pontos de imunização serão atendidos por equipes itinerantes em domicílio.

Conforme o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação Covid-19, serão montados pontos estratégicos e quatro drive-thru em Jaboatão para atender ao público-alvo nas três fases seguintes. Além das 5.760 doses da AstraZeneca, Jaboatão já recebeu 15.786 doses da Coronavac destinadas aos profissionais da saúde que atuam diretamente com a Covid-19, trabalhadores e idosos de Instituições de Longa Permanência de idosos (ILPI).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL