Diario de Pernambuco
Busca

FISCALIZAÇÃO

Ipojuca fiscaliza período de defeso do caranguejo-uçá

Publicado em: 15/01/2021 08:41

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Capturas ilegais do caranguejo-uçá, bem como a sua comercialização neste período de defeso (reprodução) estão sob os olhares da fiscalização realizada pela Agência Municipal de Meio Ambiente do Ipojuca (AMMA), junto com a Unidade de Defesa Ambiental (UDA) do município. Desde a primeira semana de janeiro, a Prefeitura do Ipojuca realiza ações de fiscalização, em parceria com o CPRH e o Ibama, para impedir a caça ao crustáceo.

“As fiscalizações estão acontecendo em todo litoral do Ipojuca, principalmente nos locais próximos aos mangues aonde os caranguejos são mais facilmente encontrados e aonde acontece o crime ambiental neste período que vai, inicialmente, de 14 a 19 de janeiro”, explicou a presidente da AMMA, Sabrina Rodrigues. De acordo com ela, está sendo feito um trabalho de conscientização da população sobre a proibição descrita na portaria federal (nº325) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; além da soltura dos animais que foram capturados irregularmente e o encaminhamento do infrator à Delegacia de Crimes Ambientais. 

Também fica impedida a caça do crustáceo durante os períodos de 29 de janeiro a 3 de fevereiro; 28 de fevereiro a 5 de março; e 29 de março a 3 de abril, datas que correspondem às fases de lua cheia. Esses períodos correspondem ao momento denominado popularmente de "andada", que é quando os caranguejos saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL