Diario de Pernambuco
Busca

IMUNIZAÇÃO

Emoção e esperança, sentimentos que marcam segundo dia de vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco

Publicado em: 19/01/2021 10:34 | Atualizado em: 19/01/2021 14:16

Alexina, Lidier e Manoel foram os primeiros profissionais de saúde a serem vacinados nesta terça (Foto: Peu Ricardo/DP)
Alexina, Lidier e Manoel foram os primeiros profissionais de saúde a serem vacinados nesta terça (Foto: Peu Ricardo/DP)
Após oficialmente dar a largada na campanha de vacinação contra a Covid-19, Pernambuco entrou, nesta terça-feira (19), no segundo dia do plano de imunização, inicialmente voltado aos grupos prioritários. No período da manhã, foram vacinados nove profissionais da saúde que atuam na linha de frente em combate à doença, no Hospital de Referência à Covid-19, unidade Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A cerimônia, que contou com as presenças do governador do estado, Paulo Câmara, e do secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, foi marcada por dois sentimentos que descrevem o momento: emoção e esperança por dias melhores.

Emocionada, a técnica de enfermagem, Alexina Codeceira, 50, foi a primeira a ser vacinada na unidade, por volta das 8h35. Para a profissional, que trabalha no antigo Alfa desde abril de 2020 e perdeu um ente querido para o vírus no final do ano passado, a imunização representa um sinal de vida.

"Não sabia que seria a primeira, mas estou muito emocionada e feliz em ser vacinada. Perdi minha tia no dia 30 (de dezembro) para o Covid, faltando tão pouco para chegar a vacina, mas a homenageio. É um sentimento de gratidão e esperança. Que todos tenham consciência de se vacinar. Tem muita gente com medo, mas a esperança da gente é a vacina", disse.

Em seguida, foi a vez da fisioterapeuta Lidier Nogueira, 34, sentir a sensação que ela mesma descreve como aliviante. A profissional apresentou diagnóstico positivo para a doença em maio. "A primeira sensação que vem na minha cabeça é de alívio, por todos esses meses e por tudo o que vimos aqui, de sofrimento, perdas e choro. Ser vacinada e saber que existe uma possibilidade de se prevenir dessa doença e diminuir os números, é super emocionante".

"Essa vacinação representa um marco para a nossa sociedade e uma luz no fim do túnel. Através dela, podemos enxergar o fim dessa pandemia. Mesmo quando a vacina chegar a todos aqueles que necessitam, é importante que a sociedade não baixe a guarda e continue com as medidas de isolamento”, alertou o médico intensivista, Manoel da Costa, também vacinado nesta terça.

A gestora de enfermagem, Michele Oliveira foi uma das profissionais vacinadas nesta terça (Foto: Peu Ricardo/DP)
A gestora de enfermagem, Michele Oliveira foi uma das profissionais vacinadas nesta terça (Foto: Peu Ricardo/DP)

Em meio ao período de informações distorcidas, a gestora de enfermagem, Michele Oliveira, ressaltou as lutas travadas diariamente ainda em meio à pandemia. “Esses 10 meses foram muito difíceis. Vimos muitas histórias tristes, muitas histórias felizes também, mas os dias estão sendo muito pesados. A gente está num período de aumento de casos, de gravidade e de número de óbitos, mas chegamos a esse dia maravilhoso e nos sentimos com as esperanças renovadas”, enfatiza. “A gente anda num momento de informações distorcidas, mas o SUS está vivo, a ciência prevalece e a vacina está aí para comprovar”, finalizou.

Expectativas

A previsão é que cerca de 300 profissionais da assistência recebam as doses da CoronaVac por dia na unidade, até que todos os 1125 mil trabalhadores da linha de frente no hospital sejam vacinados (outros 84 funcionários da unidade também serão imunizados, completando os 100% da vacinação no hospital).

Pernambuco recebeu ao todo, do Ministério da Saúde, 270 mil doses da vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, sendo 135 mil destinadas para a primeira etapa de imunização e mais 135 mil para a segunda.

De acordo com o governador Paulo Câmara, por outro lado, ainda não há previsão de chegada de novos lotes de doses, o que serviria tanto para ampliar a vacinação nos grupos prioritários, bem como para dar início ao planejamento de imunização - com logística e possíveis datas - no restante da população. Além dos profissionais de saúde atuantes em UTIs e enfermarias de atendimento ao coronavírus, vacinadores, idosos em instituições de longa permanência - asilos, por exemplo -, pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas aldeados também fazem parte do grupo prioritário de vacinação nesse primeiro momento.

“Vamos ter condições de nos próximos dias vacinar todas as pessoas enquadradas nessa primeira etapa. A vacina chegou, mas a população não pode descuidar. Tem que continuar a buscar o distanciamento social, manter o uso da máscara o tempo todo, porque o vírus ainda está circulando. Temos muito o que fazer ainda para atingirmos o total do público que precisamos atingir dentro do Plano Nacional de Imunização”, alertou. A expectativa, segundo Câmara, é de vacinar pelo menos 3 milhões de pernambucanos nas quatro primeiras etapas.

Segundo o secretário de Saúde do Estado, André Longo, a expectativa é que ainda nesta terça-feira todos os 184 municípios de Pernambuco sejam contemplados com as doses para a continuação da campanha de vacinação.

"Nossa expectativa é que até às 14h, as vacinas estejam em todas as gerências regionais para serem buscadas pelos municípios. As condições estão dadas para que todos os municípios possam iniciar seus planos operacionais ainda no dia de hoje. Nossa expectativa é que a vacinação se dê, em todo estado de Pernambuco, ainda nesta terça-feira".

Hospital de Referência

Funcionando hoje com 100% de sua capacidade, o antigo Hospital Alfa tem 270 leitos ativos, sendo 150 de enfermaria e 120 de UTI. O equipamento foi requisitado administrativamente pelo Governo de Pernambuco em março e, em tempo recorde, a estrutura passou por ampla reestruturação e abriu as portas no dia 15 de abril, atuando de forma dedicada à atenção aos pacientes com a Covid-19. Pela unidade passaram, de abril até agora, 4.018 pacientes, dos quais 2.650 já tiveram alta.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL