Diario de Pernambuco
Busca

Vacinação

Última etapa da vacinação antirrábica será na Imbiribeira e no Jordão, neste sábado

Publicado em: 04/12/2020 21:29

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A Prefeitura do Recife realiza, neste sábado (5), a última etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. Cerca de 5 mil cães e gatos, de moradores dos bairros da Imbiribeira e do Jordão, na Zona Sul do Recife, serão vacinados porta a porta por profissionais de Vigilância Ambiental e voluntários, a partir das 8h. Os bairros foram selecionados pela Secretaria de Saúde por serem áreas onde foram registrados casos de raiva animal nos últimos anos.

Os tutores que não receberem a visita no sábado, devem procurar algum dos 16 postos fixos de vacinação para imunizar os seus gatos e cachorros, de quarta (9) a sexta-feira (11), das 8h às 17h. Eles serão instalados em pontos diversos dos Distritos Sanitários 6 e 8, que englobam os bairros da Zona Sul da cidade.

As unidades estarão distribuídas nos bairros de Brasília Teimosa, Pina, Boa Viagem, Ipsep, Ibura e Cohab. A relação com todos os postos fixos pode ser acessada no site da Prefeitura do Recife. A Secretaria Municipal de Saúde já vacinou mais de 55 mil cães e gatos desde o começo da Campanha, em 24 de outubro.

Raiva

A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos) grave, que afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais.

A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

A campanha de vacinação antirrábica é garantida pelo SUS porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam se imunizar todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL