Diario de Pernambuco
Busca

Polícia

Operação Final de Ano visa aumentar segurança em áreas comerciais

Publicado em: 03/12/2020 19:30 | Atualizado em: 03/12/2020 20:02

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Como acontece todos os anos, a Polícia Militar de Pernambuco já está com um reforço mobilizado nas ruas, com ações ostensivas para garantir a tranquilidade de consumidores e comerciantes nesta época do ano, em que o movimento das lojas fica bastante aquecido por causa das compras de Natal. E, para detalhar números e esclarecer dúvidas da Operação Final de Ano, o coronel Ronaldo Tavares, diretor adjunto de Planejamento Operacional da Corporação, recebeu a imprensa, no Quartel do Comando Geral, o Quartel do Derby, em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (03).

Como explicou o diretor, não apenas a Capital está recebendo reforço de efetivo, mas todo o Estado, numa operação planejada de acordo com a expectativa de aquecimento de cada área. Os números falam no reforço da tropa, em regime extraordinário, além do policiamento ordinário, que já promove a segurança dos pernambucanos, todos os dias do ano, seguirá inalterado. 

A operação Papai Noel mobilizará um efetivo de 7.444 lançamentos. Recife e Região Metropolitana terão 6.091 lançamentos ao longo do mês de dezembro, sendo que a capital será contemplada com esse reforço diariamente, no horário comercial, enquanto Olinda, Jaboatão e Paulista recebem atenção especial nos finais de semana. Já no Agreste, haverá o reforço de 908 policiais militares e no Sertão o efetivo empregado será de 445 policiais. 

O município de Caruaru, recebe a Operação Sulanca. A cidade, que recebe intensa visitação por causa do comércio de roupas, são empregados 57 policiais a mais por edição da Feira da Sulanca. Eles são do 4°BPM, 1°BIEsp e RPMon e atuam em patrulhamento a pé, motorizado e montado. A Operação Sulanca tem dois focos definidos:  atuar nas rodovias que dão acesso à cidade nas madrugadas que antecedem os eventos e realizar o policiamento ostensivo no perímetro da feira, dando segurança aos comerciantes, sulanqueiros e público em geral, que normalmente convergem para o Parque 18 de Maio e vizinhança. Serão doze dias de feiras com o policiamento reforçado, totalizando 256 lançamentos extraordinários. 

Em Garanhuns, que atrai público de dentro e fora do Estado pela beleza de sua decoração, ocorre a Operação A Magia Do Natal. O reforço implantado prevê  lançamento de guarnições e motopatrulheiros extras, nos sábados domingos e feriados, totalizando o emprego de 188 PMs nos dias de evento.

A Operação Têxtil será responsável pela segurança em Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, cidades bastante procuradas nesta época do ano, por causa de seu comércio. Além do policiamento ordinário, os municípios contarão, nos dias de feira, com o emprego extra diário de 20 PMs, além de outros 14 na véspera do Ano Novo, o que totaliza 374 lançamentos de PMs durante a operação. 

Em Petrolina, no Sertão pernambucano, o efetivo extra mobilizado para a Operação Final de Ano será de 151 lançamentos, o que vai garantir a presença de mais 25 PMs, a cada final de semana, no centro comercial da cidade.

Totalizando todas as operações destinadas para garantir a segurança no fim de ano, em Pernambuco, mais de 3 mil policiais estarão empenhados para 8.716 postos de trabalho espalhados pelo território.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL