Diario de Pernambuco
Busca

Aids

No Recife, palestras e exames marcam o mês de combate à Aids

Publicado em: 30/11/2020 19:15 | Atualizado em: 30/11/2020 21:00

 (Foto: Arquivo/Agência Brasil
)
Foto: Arquivo/Agência Brasil
A Prefeitura do Recife promove, a partir desta terça-feira (1), o Dia Mundial Contra a Aids, diversas ações de saúde para a população do município. A data também celebra os 25 anos do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista. A programação do Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre a prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), inclui palestras em sala de espera sobre o assunto e também testes de HIV e sífilis. O cronograma das atividades está disponível no site da PCR.
 
Por conta da pandemia do coronavírus, as atividades nas unidades de saúde vão acontecer em dias e horários espaçados, durante a manhã e à tarde, para evitar aglomeração. O uso de máscara é obrigatório. Os locais também têm tomado todos os cuidados sanitários, como higienização dos espaços, uso de álcool a 70% e distanciamento entre os usuários.
 
Um dos locais que receberá as ações é o Serviço de Atenção Especializada (SAE) para as pessoas com HIV/Aids, inaugurado pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife em 2019, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista. O local tem capacidade para atender até 600 pessoas por mês, oferecendo ações de prevenção e qualidade de vida às pessoas com HIV/Aids e seus parceiros.
 
No SAE da Gouveia de Barros, atua uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e psicólogo. São disponibilizados aos pacientes assistência clínica e psicossocial, indicação de profilaxias primárias e secundárias para infecções oportunistas e sexualmente transmissíveis; indicação e manejo de terapia antirretroviral. Também há um SAE na Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Madalena, com mais de dois mil pacientes cadastrados.

Uma das organizações que atua há 20 anos na causa é o Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivo (GTP+), a primeira organização fundada por pessoas que vivem com o vírus no norte e nordeste. Além que oferecer ajuda, informações e recursos para as pessoas que testaram positivo para o vírus, o GTP também acompanha de perto as pessoas que lidam com o vírus e que estão em situação de cárcere privado.

Para o coordenador do GTP e do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos de Pernambuco, Wladmir Reis, ainda hoje falta informação para as pessoas entenderem as possibilidades de prevenção, além do preservativo. Uma delas é a prevenção por profilaxia pré-exposição (PreEP) contra o HIV, com esse metódo de prevenção o indivíduo deve tomar um coquetel de medicamentos até 72h antes do ato sexual, mas ele só funciona para bloquear o vírus e não outras doenças que são transmitidas sexualmente. 

"O nosso país já foi uma referência na luta contra a Aids [doença causada pelo HIV] mas de 8 anos pra cá percebemos um retrocesso. A nossa grande preocupação são as mortes e o número de casos de pessoas infectadas", disse  Wlademir que também convive com o vírus há 30 anos.

Dados

No Recife, entre os anos de 1984 e 2020, foram notificados 11.253 casos de aids, sendo 7.769 homens e 3.484 mulheres. Já as infecções por HIV somam 4.894 notificações, no período de 2014 a 2020 - desses, 3.685 são homens e 1.209 mulheres. Entre os anos de 2000 a 2020, foram notificadas 1.281 gestantes HIV . No município, 1.661 óbitos por aids foram contabilizados entre seus residentes, entre 2010 e 2019. Em 2020, já foram contabilizados 109 óbitos, sendo 98 como causa básica aids e 11 como causa associada.
 
Serviços

Além do Centro de Testagem e Aconselhamento, na Gouveia de Barros, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife descentralizou a oferta de testes rápidos para detecção de IST, passando de cerca de 40 para as atuais 140 unidades de saúde. A lista completa de onde tem testagem, na cidade, está disponível no Portal da PCR. O resultado sai em cerca de meia hora. A rede pública também oferece, nos postos, vacina contra hepatite B, disponível para todas as pessoas, independentemente de idade ou condição de vulnerabilidade. O esquema é composto por três doses, como preconiza o Ministério da Saúde.
TAGS: aids | pernambuco | hiv | testagem |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL