Diario de Pernambuco
Busca

Combate

No Alto de Santa Isabel, população anda sem máscara e estação itinerante tenta conscientizar sobre a Covid-19

Publicado em: 20/10/2020 12:17 | Atualizado em: 20/10/2020 14:37

 (Foto: Peu Ricardo/ DP)
Foto: Peu Ricardo/ DP
Nas ruas do bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, a Covid-19 parece não existir mais. Pessoas sem máscaras fazendo suas compras, comerciantes em seus negócios sem o uso do item obrigatório em meio a uma movimentação intensa da população local. Esses hábitos contra indicados no combate a Covid-19 fez o bairro marcasse no início de outubro 253 casos confirmados de Covid-19, chegando a ser o bairro com maior foco de Covid-19 da Zona Norte do Recife em maio deste ano. 

No Alto de Santa Isabel, que faz parte de uma ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social no bairro) de Casa Amarela, tem uma estação itinerante colocada para dar dicas e orientar a população sobre os perigos do coronavírus, assim como também alertas sobre as arboviroses e higiene bucal. 

Dona Rubenita Ferreira, 78, é moradora do Alto de Santa Isabel e conta que viu a ação devastadora da Covid-19. Seu filho contraiu a doença e precisou ficar internado por 10 dias e, hoje em dia, investiga as possíveis consequências do vírus nos rins de seu filho. “Fiquei muito nervosa com meu filho no hospital. Hoje em dia ele está com os rins muito ruins e vem fazendo tratamento”, relatou. Dona Rubenita falou ainda que a comunidade precisa muito de informações sobre os perigos e cuidados para não se contaminar com a Covid-19. “Por isso acho importante essa ação [estação itinerante] aqui porque lá perto de casa mesmo vários vizinhos não usam máscara, mas eu não tiro a minha.”

A coordenadora de saúde bucal do distrito sanitário 3, Geise Miguel,  explica que o distrito de saúde na qual faz parte é o responsável pela área e leva a estação itinerante de orientações no combate a Covid-19 a comunidades diferentes, pertencentes ao distrito, semanalmente. “Semanalmente a gente instala o toldo e as práticas são iguais em todos os territórios. Vemos o usuário como macro. Não é só a Covid-19, não é só a dengue. A gente veio com esse objetivo de orientação da Covid-19, mas aproveitamos para abordar tudo que o usuário pode estar precisando naquele momento”, reforçou. 

A estação itinerante funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem intervalo, dando orientações do funcionamento do aplicativo “Atende em Casa” para a população, com distribuição de máscaras e kit de saúde bucal. Informações sobre as arboviroses e cuidados no combate a dengue também são repassadas, além de palestras sobre higiene bucal e instruções de como procurar atendimento gratuito emergencial para saúde bucal, como na Policlínica Albert Sabin, que realiza atendimento semanal neste período de pandemia. 
 
ATENDE EM CASA
O aplicativo Atende em Casa foi lançado em março deste ano e oferece atendimento a distância para pacientes com sintomas da Covid-19. Em junho o aplicativo foi ampliado, ganhando funcionalidades de acolhimento emocional e de agendamento de testes. Em três meses de funcionamento, o aplicativo tinha mais de 83 mil cadastrados no estado, sendo 45,2 mil usuários só no Recife.
 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL