Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Mutirão do Alerta Celular devolve 462 aparelhos roubados

Publicado em: 08/10/2020 17:31

 (SDS/DIVULGAÇÃO)
SDS/DIVULGAÇÃO
Com a reabertura das atividades, a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco realiza mutirão para devolver aparelhos que foram subtraídos e posteriormente recuperados pelas polícias Civil e Militar. A ação do programa Alerta Celular ocorre nesta sexta-feira (09), no prédio azul da Sede Operacional da Polícia Civil. Ao todo serão devolvidos 462 celulares apreendidos este ano, sendo somente 200 aparelhos no Recife.

Com a implantação do programa, segundo dados oficiais da Secretaria, houve uma redução de 32,44% em relação a roubos e furtos de aparelhos, se comparado ao mesmo período do ano passado. Neste ano de 2020, já houve 24,7 mil roubos de celulares. Desde o lançamento do Alerta Celular, em março de 2017, foram recuperados 26,4 mil aparelhos pelas forças de segurança do Estado. Estima-se que de todos os aparelhos furtados, 33% já foram recuperados.

ENTENDA
O programa Alerta Celular é um cadastro que pode ser feito de segunda a sexta, no horário comercial das 8h às 17h, pelo telefone (81) 9.8494.3219 ou através da do site www.sds.pe.gov.br. O cidadão deve informar os dados de identificação e a sequência numérica de 15 dígitos do celular, ou seja, o IMEI. O número do IMEI pode ser verificado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou digitando a sequência *#06# no próprio celular. Os policiais verificam se o IMEI dos celulares encontrados em abordagens a suspeitos correspondem a algum aparelho cadastrado no sistema, e se há queixa de furto ou roubo.

APREENSÃO
Os dados do programa Alerta Celular indicam que houve um destaque em apreensão de celulares das mãos de criminosos e receptadores para a Polícia Civil, ficando no topo as Delegacias de Casa Amarela e da Macaxeira, ambas na região metropolitana. Pela Polícia Militar, destacaram-se o 4º Batalhão, com sede em Caruaru, e o 17º BPM, sediado na cidade do Paulista.

Com a pandemia, a entrega dos aparelhos foi paralisada. Com o retorno das atividades, o primeiro mutirão de entrega que ocorre a partir das 10h30 de amanhã (09), será descentralizado nas delegacias da Região Metropolitana, como forma de evitar aglomerações. Os 462 donos dos celulares receberam uma intimação com as informações de onde será a retirada dos aparelhos.





Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Resumo da semana: segunda onda da pandemia, drones na eleição e campanha sem aglomeração
Rhaldney Santos entrevista João Paulo (PCdoB)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
Rhaldney Santos entrevista Dr Carlos Romeiro, ortopedista
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco